sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Deputada e diplomata discutem relação Brasil-Haiti


Durante encontro com o embaixador do Haiti no Brasil, Idalbert Pierre Jean, nesta quinta-feira (11), a presidenta da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) defendeu a criação de campanha de combate à entrada clandestina de haitianos no país. Já o diplomata haitiano pediu apoio do parlamento brasileiro para votar legislação que estimule empresas brasileiras a investir no Haiti.
 Imigração ilegal foi um dos temas da reunião.
 A parlamentar afirmou que vai reiterar pedido ao Ministério das Relações Exteriores e conversar com Ministério da Justiça para que a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) intervenha e ajude a combater o tráfico de pessoas e a imigração ilegal no Brasil.
Após visitar em “in loco” a situação de 216 haitianos que vivem na cidade de Brasiléia (AC), fronteira com a Bolívia, no último dia 14, Perpétua Almeida verificou que a maior parte dos haitianos entra ilegalmente no país.
Precisamos melhorar o diálogo com a sociedade haitiana. Temos que demonstrar que existe a via legal e impedir que as redes de trafico façam publicidade enganosa sobre o Brasil”, afirmou a parlamentar ao diplomata haitiano.
O Embaixador do Haiti pediu apoio do parlamento brasileiro no sentido de votar legislação que estimule empresas brasileiras a investir no Haiti, para estimular a capacitação de mão de obra haitiana e o desenvolvimento do país.
Perpétua Almeida assumiu o compromisso de ouvir empresas brasileiras para entender que legislação pode ser criada para facilitar a abertura de negócios brasileiros no Haiti e para colaborar com a geração de empregos.

 Ass. Dep. Perpétua Almeida
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário