quarta-feira, 3 de outubro de 2012

1/4 das startups americanas tem imigrantes como fundadores



Saiu um novo estudo com potencial para incendiar ainda mais a discussão sobre imigração nos Estados Unidos. Dados da Kauffman Foundation revelam que 24,3% das startups de tecnologia do país têm ao menos um estrangeiro entre os fundadores.

Isso significa que quase um quarto de tudo o que é criado nesse mercado conta com uma forcinha de fora, e não é difícil encontrar essa situação. O Facebook, por exemplo, tem o brasileiro Eduardo Saverin listado como um dos fundadores, ao lado de Mark Zuckerberg.

No Vale do Silício, berço tecnológico dos EUA, os números são ainda mais surpreendentes. Dentre as empresas que "moram" por lá, 43,9% foram fundadas por pelo menos um imigrante, segundo o estudo, chamado "Novos Imigrantes Empreendedores da América: Antes e Agora".

Um dos envolvidos com a pesquisa, Vivek Wadhwa, da Singularity University, disse à Reuters que os EUA deveriam criar um esquema de visto diferenciado para empreendedores, diminuindo a burocracia quanto à entrada das pessoas no país. Se isso fosse feito, comentou, "teríamos toneladas de milhares de novas startups".

Imigração é questão-chave até para as eleições presidenciais deste ano, sendo que Barak Obama e Mitt Romney já mostraram atenção às diversas nacionalidades presentes por lá. O último censo mostrou que 40 milhões de americanos (ou 13% da população) nasceram fora do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário