sábado, 13 de outubro de 2012

Mais de 50 mil visitam a campanha “Gracias Ecuador” em Brasília


Com um público estimado em mais de 50 mil pessoas, termina neste domingo (14/10) a versão brasileira da campanha “Gracias Ecuador”, lançada há dois meses em Brasília pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).
Implementada em parceria com o Ministério das Relações Exteriores do Equador, a campanha é um reconhecimento do ACNUR à postura humanitária do governo e da população equatoriana em relação à proteção de refugiados e solicitantes de refúgio em seu país.
Na América Latina, o Equador abriga a maior população refugiada da região: são cerca de 55 mil pessoas, a grande maioria vinda da Colômbia devido aos conflitos armados, perseguições e violência em seu país de origem.
O estande da campanha está instalado dentro do Museu da República de Brasília, como parte da exposição “Guayasamín – Continente Mestiço”, do pintor equatoriano Oswaldo Guaysamín, que também se encerra neste domingo.
Quem visitou estande da campanha “Gracias Ecuador” recebeu informações sobre o trabalho do ACNUR no Equador e levou para casa diferentes postais ilustrados com fotos de pessoas que aderiram à campanha – entre elas o músico brasileiro Carlinhos Brown. Estas atividades seguem até o próximo domingo, quando a campanha será encerrada.
Os visitantes também puderam participar da campanha, sendo fotografados com as mãos espalmadas, onde foi aplicado o slogan “Gracias Ecuador”. As imagens estão disponíveis no sitewww.graciasecuador.org/, que traz também mensagens de celebridades e documentários sobre o trabalho do ACNUR no Equador.
“A campanha foi uma iniciativa importante para informar ao público de Brasília sobre a solidariedade do povo equatoriano com os refugiados colombianos. Especialmente no marco da exposição de Guaysamín, um grande pintor e humanista equatoriano cujo trabalho artístico reflete com eloquência a tragédia e a esperança humana”, afirmou o embaixador do Equador no Brasil, Horácio Borja.
Para a diretora do ACNUR nas Américas, Marta Juárez, a postura do Equador está em linha com a solidariedade presente na América Latina. “A campanha Gracias Ecuador torna visíveis os benefícios da convivência multicultural e harmoniosa entre pessoas de diferentes origens, em contraste com demonstrações de xenofobia e discriminação que costuma ocorrer contra populações vulneráveis”, disse.
O diretor do Museu Nacional de Brasília, Wagner Barja, também avaliou positivamente a campanha. “A postura do Equador é exemplo mundial de generosidade e solidariedade. É valorização da vida. Assim, a campanha Gracias Ecuador, associada à exposição de Guayasamín, permitiu que essa mensagem chegasse a todo mundo”, afirmou.
As obras de Guayasamín retratam a ótica das etnias oprimidas na história da América Latina pré-colombiana. De origem quechua, o artista pintou e esculpiu grande parte de seu trabalho durante regimes ditatoriais. O sentimento de sofrimento e opressão é notado em muitas telas. O autor ainda guarda relação com a cidade de Brasília, pois esteve presente na data da inauguração. Na ocasião pintou um retrato de Juscelino Kubitschek, também disponível na exposição em Brasília.
Quem quiser visitar a exposição “Guayasamín - Continente Mestiço” e a campanha “Gracias Ecuador” poderá fazê-lo até este domingo (14/10), no Museu Nacional de Brasília – que fica na Esplanada dos Ministérios. A exposição fica aberta das 9hs às 18h30.
Por Frederico Cabala, de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário