quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Em crise, Espanha quer facilitar entrada de imigrantes no Brasil


Em meio a uma forte crise internacional que dizima empregos na Europa, o governo espanhol que fechar um acordo com o governo brasileiro para facilitar a imigração de jovens qualificados daquele país. A maior dificuldade enfrentada pelos espanhóis no Brasil é a validação dos diplomas e a burocracia com vistos.
"O mercado de trabalho na Espanha não está muito forte e o Brasil para eles (jovens) é um país que tem grande atrativo", disse o embaixador espanhol no Brasil, Manuel de la Cámara Hermoso, citando como principais diferenciais brasileiros "o mercado dinâmico" a "a demanda por mão de obra qualificada".
Nas previsões de de la Cámara, com o cenário de crise internacional, "o Brasil vai se tornar novamente um país de imigrantes". Para isso precisaria melhorar processos de emissão de vistos, a exemplo de outros países. O processo, segundo o embaixador, "toma muito tempo e é muito caro".
O assunto deverá ser um dos temas tratados entre chefes de Estado e de governo dos dois países em reunião no mês que vem durante a Cúpula Ibero-americana em Cádiz, no mês que vem. As relações políticas, econômicas e questões migratórias deverão ser pauta das conversas entre as duas delegações.
Antes considerado um assunto delicado na relação bilateral, para de la Cámara a questão dos brasileiros barrados nos aeroportos espanhóis é coisa do passado. "Em setembro, por exemplo, apenas quatro brasileiros foram barrados. Isso porque estava em lista de pessoas procuradas", explicou. "Naturalmente, os visitantes brasileiros são bem vindos", garantiu o embaixador.
Sobre a inversão migratória que se desenha, o embaixador diz que "a ideia é que a economia espanhola se recupere e os jovens bem qualificados possam retornar à Espanha em alguns anos". Segundo projeções de Madri, o ano de 2013 ainda será difícil, mas "em dois ou três anos", nas palavras do embaixador, "a economia estará muito mais forte".
Fechamento do Instituto Cervantes
Símbolo de difusão da cultura e do idioma espanhóis, o Instituto Cervantes terá unidades cortadas no Brasil e em outros países do mundo por causa da crise econômica. Segundo o embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de la Cámara Hermoso, de oito escolas no Brasil, "uma ou duas" deverão ser fechadas. "Não há decisão definitiva", ponderou.
O embaixador confirmou, no entanto, que em outros países deverá haver uma onda maior de fechamento de escolas "em alguns países da Europa e no Oriente Médio". O Brasil é o país com maior número de unidades do Cervantes fora da Espanha.

DIOGO ALCÂNTARA

4 comentários:

  1. não tem que facilitar nada para esta raça . lembram o que ele fizeram com o brasileiros que iam para lá , até a passeio. Agora esta corja quer vir para o BR , nãooooooooo. Fora espanhois e portugueses. Não são bem vindos aqui não mesmooooooooo.Que venham alemães, franceses, ingleses haitianos . Mas portugueses e espanhois não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os espanhois tem outras alternativas na America Latina e nao ha' porque virem para o Brasil. Os portugueses tem direito porque depois dos indios nativos foram eles que chegaram antes dos demais ao Brasil.
      No entanto essa questao nao deveria se basear no racismo, que alias no Brasil é crime inafiançavel, mas na competencia do imigrante. Precisamos de pessoal qualificado, com estudos possivelmente a nivel universitario, pois analfabetos aqui ja' tem um monte.

      Excluir
  2. Quando eles lançaram aquela lei de memoria historica em 2007 eu me arrebentei pra tentar encontrar alguns documentos do meu avô que era espanhol, consegui reunir tudo menos um documento, e eles me negaram a cidadania.

    Agora que estao em crise querem baixar aqui? Sério, eu respeito muito minhas origens, mas esse governo atual da Espanha só tem fdp.

    Que afundem com todos os recem formados. Eles sao europeus, podem conseguir empregos em outros paises da união. Eu mesmo estaria morando na Inglaterra hoje se tivesse conseguido a cidadania.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Leo. Tudo bem mas é burrice querer responder com burrice aos espanhois ou outros europeus. O que interessa nao é "dar o troco". O que interessa é aproveitar a vantagem do Brasil mao de obra qualificada que vai contribuir para o progresso deste pais. Por fim quem te falou que a Inglaterra é um paraiso? Eu nao moraria la' nem que me pagassem! Imagina deixar este sol, estas praias, este povo amigo para ir para um pais frio, chuvoso, de gente fria e mal encarada!

      Excluir