quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Tráfico de Pessoas: Ministério da Justiça participa de simpósio internacional

A Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas implementada pelo Ministério da Justiça será apresentada durante o II Simpósio Internacional sobre o Combate ao Tráfico de Pessoas, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nesta  quinta-feira, 25/10, na sede do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3º Região, em São Paulo (SP).
A diretora do Departamento de Justiça da Secretaria Nacional de Justiça, Fernanda dos Anjos, participará da abertura do evento, às 10h, e apresentará, além da Política de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, informações mais detalhadas sobre o fenômeno. Dados divulgados pela SNJ e pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) revelam que em sete anos, de 2005 a 2011, 475 brasileiros foram vítimas do tráfico internacional de pessoas.
O seminário reunirá, até sexta-feira, 26/10, magistrados, promotores e defensores públicos para debater o combate a esse crime que vitima dezenas de milhares de brasileiros.
“De acordo com o diagnóstico preliminar sobre tráfico de pessoas no Brasil elaborado pela SNJ, 337 casos referem-se à exploração sexual, sendo 135 de trabalho análogo à escravidão, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores”, informa Fernanda.
O Unodc criou, em 2011, o Banco Mundial de Sentenças, alimentado com dados dos tribunais federais. O Brasil já enviou 46 processos no Banco Mundial de Sentenças do UNODC, mas apenas 10 deles estão disponíveis ao público (Clique aqui para acessar os processos).
Segundo o órgão das Nações Unidas, as sentenças encaminhadas dizem respeito a crimes envolvendo recrutamento, sequestro ou transporte de pessoas para o exterior com objetivo de exploração. Quem acessa o banco de dados também pode ter um panorama de como essa modalidade de crime é julgada no mundo. O Banco Mundial de Sentenças do Unodc reúne dados de 153 países.
Entre os documentos que deverão ser gerados no encontro estão um Manual de Enfrentamento ao Tráfico, contendo a legislação (e jurisprudência) utilizada nesses casos, assim como o contato das redes de combate, além de sugestões de propostas de mudança legislativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário