quarta-feira, 18 de julho de 2012

CONTEXTO DAS MIGRAÇÕES HOJE


Hoje o vasto fenômeno migratório constitui, cada vez mais, um importante componente da interdependência  crescente entre Estados e Nações que concorrem para definir o evento da globalização; esta abriu os mercados mas não as fronteiras, derrubou os limites para a livre circulação da informação e dos capitais, mas não, na mesma medida, para a livre circulação das pessoas.
No entanto,  as migrações atuais constituem o maior movimento de pessoas de todos os tempos, envolvendo mais de 250 milhões de seres humanos.
Nestas últimas décadas, tal fenômeno se transformou em realidade estrutural da sociedade contemporânea e constitui um desafio cada vez mais complexo do ponto de vista social, cultural, político, religioso, econômico e pastoral…
1-CONTRADIÇÕES DO COTIDIANO -Enquanto se  afirmam ao mesmo tempo se faz o contrário
1-Enquanto que os EUA afirmam ser uma democracia e defender os DDHH, ao mesmo tempo invadem povos e fazem guerra a todos os inimigos dos  interesses Norte Americanos.
2-Enquanto que a União Européia afirma ser o berço da civilização, ao mesmo tempo  declaram a guerra contra os migrantes e refugiados que chegam nos seus territórios. (Diretiva do retorno ou da vergonha como foi definida pelos Países da América Latina)
3-Enquanto que a OTAM envia tropas e bombardeia os povos vizinhos, ao mesmo tempo não permite a entrada dos milhões de refugiados que ela mesma causou.
4-Enquanto que o Governo Brasileiro divulga uma imagem positiva no exterior afirmando que acolheria refugiados climáticos, ao mesmo tempo não aceita mais que um número limitado.
5-Enquanto que realiza uma anistia ampla e humana ao mesmo tempo complica e dificulta o máximo sua renovação.
6-Enquanto que as grandes Empresas, ONGs, Organismos Internacionais  afirmam defender o meio ambiente  e ter responsabilidade social, defender os direitos humanos ao mesmo tempo destroem o ambiente inteiro e exploram seus trabalhadores e violam todo tipo de diereito.
7-Enquanto que o sistema capitalista afirma estar a serviço da produção de alimentos  ao mesmo tempo acelera a produção de armas e impõe o consumismo sem limites.
8-Enquanto que os mercados afirmam serem livres para atuar  ao mesmo tempo não assumem nenhuma responsabilidade com as milhões de vítimas que causam com a exploração do trabalho e com os lucros injustos do universo  financeiro.
9-Enquanto que os políticos afirmam que representam o povo, ao mesmo tempo legislam a causa própria e continuam sendo um péssimo exemplo para a juventude (Projetos de aumento do próprio salário em relação ao salário dos trabalhadores (as) e as aposentadorias milionárias, em relação as aposentadorias de fome dos idosos e trabalhadores. (Ex. Pref. De um Estado em 30 segundos aprovou o salários dos vereadores em 100%)
10-Enquanto que a maioria dos Governos do mundo falam em crescimento, ao mesmo tempo negam o desenvolvimento sustentável  e justo para todos
11-Enquanto Igrejas e Religiões anunciam o Reino da justiça e da paz, ao mesmo tempo constroem Reinos pessoais e se alimentam do sangue e do suor dos fiéis.
12-Enquanto que a tecnologia, a informática e a genética diz que está a serviço da vida, ao mesmo tempo é usada para controlar, matar e destruir a natureza com todas suas formas de existência.
13- Enquanto que a grande mídia afirma ser imparcial, ao mesmo tempo explora o sensacionalismo e a desgraça, o sofrimento e o negativo da vida, dos fatos e da natureza.
14- Enquanto autoridades afirmam ser garantia de segurança e da ordem, ao mesmo tempo abusam do poder para subornar e explorar migrantes e trabalhadores.
15- Enfim, enquanto afirmamos que somos acolhedores e não temos preconceitos, ao mesmo tempo somos xenófobos e temos medo de nos relacionar com o diferente e dificilmente somos solidários para com os últimos que chegam. (Bulling, sites, violência, incapacidade de diálogo com as diferenças, atropelos de todo tipo)
Enquanto que antes os migrantes chegavam como verdadeiros heróis para construir a América e tinham nome e endereço, hoje são chamados de  terroristas, traficantes, extracomunitários, invasores, competidores, ilegais, escravos,  clandestinos, sazonal, temporário  e muitos vivem na rua ou permanentemente no caminho, enfim são vistos como os culpados da crise e dos problemas sociais.  A prova está na forma como se fala e se atua.
Diante de tanta loucura humana a natureza também enloquece nas suas formas de se expressar e se torna violenta contra todo tipo de vida existente sobre ela. (Vejam as mudanças climáticas).
  COTIDIANO NA PASTORAL DO MIGRANTE
Temos uma lei de refugiado considerada uma das melhores do mundo e um Estatuto de Estrangeiros desatualizado com o marco jurídico Internacional e em descompasso com a situação atual do Brasil e com a realidade da globalização. (Características de segurança nacional). Existem leis sem regulamentação que torna difícil sua aplicação.
Já sentimos medo da presença e aparece seguidamente reações xenófobas e de desprezo aos imigrantes no Brasil (que não alcança hum milhão) e nos esquecemos que somos um País de Imigrantes e que o Brasil foi construído por migrantes e que atualmente existem mais de  3 milhões de brasileiros no exterior.  
Ex: Nordestino não é gente, faça um favor a São Paulo, mate um nordestino afogado  (Est. De direito da USP)
Dêm direito de voto para os nordestinos e afundem o País de quem trabalha pra sustentar os vagabundos que fazem filhos prá ganhar bolsa família.
Volta prá tua terra boliviano que o Brasil é para os brasileiros.
Morte aos médicos formados na Bolívia
São Paulo para os paulistas.
Eles sujam as cidades. Eles tiram o trabalho dos Brasileiros, Eles trazem doenças, Eles são sujos. Eles são culpados da crise em que vivemos. Eles são traficantes, terroristas e violentos...e nós que somos e o que fazemos?
Eles riem de mim porque sou diferente, eu dou risada deles porque são todos iguais.
Temos muitos documentos, convenções, acordos,anistias, decretos a nível Internacional, Nacional e Local mas que na prática não conseguem traduzir-se em ações práticas e eficazes. Os migrantes vivem andando o tempo todo e renovando permanentemente seus documentos.
Existem muitos acadêmicos e especialistas que pesquisam, estudam,elaboram estatísticas sobre os migrantes e que no dia-a-dia não muda nada na vida deles.
Existem políticos que fazem muitos discursos interessantes sobre os direitos humanos dos imigrantes, mas que não servem para nada.
Existem jornalistas que disputam noticias sensacionalistas sobre SOS imigrantes apenas para satisfazer interesses de grupos e só complicam a vida dos imigrantes e refugiados.
A cada dia nasce uma nova organização, (Instituição, Ong, Associação, Entidade) para trabalhar com migrantes e refugiados porém estão mais para viver deles que estar com eles. (Salários de políticos) e os migrantes continuam na mesma situação porque não há continuidade de trabalho com os infinitos projetos sociais que só  existem em quanto há grana.
Na maioria das agendas dos sindicatos o trabalhador migrante não existe .
Existe uma burocracia sem fim para que um imigrante ou refugiado seja atendido (Encaminhamentos, níveis de decisões e de autoridades que não se comunicam, horários determinados, agendamento,entrevistas, relatórios, interpretações legais privadas e pessoais de funcionários ou Instituições públicas que não condizem com o espírito da lei, falta de intérpretes e mediadores para a comunicação entre o migrante e a Instituição ou funcionário público...)(Ex. O Acordo Brasil Bolívia caiu no vazio quase total. Dos 42 pedidos para anistia apenas 18 mil foram aceitos, dos que pedem refúgio quantos são negados). Durante toda esta travessia que as vezes dura mais de um ano quem cuida e quem se preocupa destas pessoas que têm as mesmas necessidades que qualquer ser humano? Casa,alimento, trabalho, segurança,descanso, respostas...
Na teoria temos muitos avanços e ao mesmo tempo existem muitas lacunas e quase nenhum instrumento social concreto ou estrutura física que possibilitem e capazes de atender, acolher em condições dignas as pessoas migrantes. Entre a teoria e a prática existe um abismo que devemos superar.
Não existe política sociais de inclusão dos migrantes e muito menos uma política de migração em nosso País. Se queremos que nos tratem bem la fora temos que dar exemplo.
O Brasil deu passos significativos teoricamente mas na prática não deu muitos resultados positivos.
A impressão que me dá é que todo o discurso, toda a teorização, e muito da legislação ...em tono ao migrante está baseada na categorização (migrante, refugiado, imigrante, temporário, extra comunitário, ilegal,estrangeiro) e nos esquecemos que se trata de uma pessoa com um nome, com sentimentos, com sensibilidades, com necessidades humanas, físicas, psicológicas e espirituais, com sonhos e utopias).
CATEGORIAS
Por qué me preguntas se soy africano, si soy americano, si soy asiático, si soy europeo?
Abre Hermano, no soy negro, no soy piel roja, no soy oriental, no soy africano, Soy solamente uma persona
Abre Hermano, abre la puerta, ábreme el corazón, porque soy uma persona. La persona de todls lós tiempos , de todos lós cielos, um ser humano como tu. (René Philombé)
 Neste sentido temos muito que fazer e ao mesmo tempo temos muitos bons exemplos e boas práticas que devem ser fortalecidas e potencializadas. Muitas vezes são as que menos dispõem de recursos e as que mais atuam junto aos e com os migrantes. Casas de migrantes, Pastoral do migrante, Centros de Apoio e Serviços aos migrantes, Igrejas, Ongs, Instituições da Sociedade Civil...
Temos que passar da categorização para ver uma pessoa
Temos que superar toda a visão parcializada e fragmentada das migrações
É tempo de diálogo com o diferente como uma grande riqueza.
É tempo de desenvolver a capacidade de diálogo, de escuta e sobretudo do cuidado com o outro que é meu semelhante.
RESPOSTAS DA PASTORAL DO MIGRANTE  DA IGREJA CATÓLICA
Acolhida e assistência imediata
Cultura (Fortalecimento cultural e integração)
Fé (Acolhida, festa e celebração)
Justiça (Mediação, orientação e defesa dos DD.HH, denuncia das causas injustas da migração forçadas)
Incidência Política (humanização das leis de migrações e luta por políticas publicas e de integração para a cidadania plena e universal)
“TODO VEZ QUE O MIGRANTE SE MOVE ELE MOVE A HISTORIA”

PERGUNTAS
1-Como superar as ações sociais, atitudes assistencialistas e a mentalidade de segurança nacional,  com a construção de políticas públicas e de migrações?
2-Como fazer leis migratórias em base aos Direitos Humanos Universais superando os limites das Soberanias e nacionalismos?
3-Como trabalhar numa ação integradora entre as dimensões:  legal, o cultural e o existencial,?
4-Como cuidar e se relacionar com o ser humano independentemente da situação de clandestinidade, de informalidade, ou de sua condição de migrante?
5-Como trabalhar numa ação coordenada, articulada e integrada entre os níveis: local, nacional e regional num atuar local porém com um pensar global?
6-Como alimentar o sonho e a utopia do migrante para que continue caminhando?
7-Como trabalhar pelas as grandes causas comuns, políticas, religiosas, culturais, sociais e ecológicas superando os interesses pequenos, pessoais e mesquinhos (guerra, corrupção, armas tráficos, exploração, consumismo...)
8-Quando os Sindicatos, Organismos Internacionais e Instituições vão contemplar em suas agendas o imenso número dos trabalhadores informais (Nacionais e Internacionais)?
Não nos iludamos que só temos uma casa comum o planeta terra que deve ser melhor cuidado. Nele vive  uma só família humana e que vale a pena viver com dignidade e que todos seres vivos tenham vida plena. Viver do necessário é sabedoria, viver com supérfluo é mesquinharia. Continuar Fabricar armas é loucura pensar em matar a fome das pessoas é garantir a paz no  futuro. Fortalecer a xenofobia é a maior estupidez humana, saber dialogar com o diferente é a maior prova de que somos normais basta aprender da natureza.

São Paulo, 18 de Julho de 2012

Pe. Mário Geremia CS
Coordenador do Centro Pastoral do Migrante
São Paulo - Brasil



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário