terça-feira, 17 de julho de 2012

Brasil acolhe 148 haitianos retidos na fronteira com Bolívia


O Brasil acolherá nos próximos dias outros 148 haitianos que chegaram à Amazônia e estão retidos na fronteira do país com a Bolívia, assegurou o governador do Acre, Tião Viana.
Pelo menos 2.600 pessoas que deixaram o Haiti depois do terremoto de 2010 foram recebidas até agora "como irmãos" no Acre, disse Viana em declarações à Agência Efe.
O governador acrescentou que o estado do Acre forneceu cerca de R$ 2 milhões em ajuda humanitária para os recém chegados.
"Não temos nenhum problema com eles. Nós os ajudamos a buscar trabalho. As empresas interessadas (em contratá-los) vêm buscá-los aqui", afirmou Viana.
Segundo o governador, a maioria está encontrando trabalho no setor serviços, "porque não são muito bons" em trabalhos rurais.
Cerca de 4.000 haitianos chegaram ao Brasil nos últimos meses para fugir da miséria e do caos de seu país, arrasado por um terremoto que deixou cerca de 300 mil mortos em janeiro de 2010.
A maioria desses imigrantes entrou pelas cidades fronteiriças de Tabatinga (no estado do Amazonas) e Brasileia (Acre).
A presidente Dilma Rousseff autorizou em janeiro a regularização da situação de cerca de 2.400 haitianos imigrantes ilegais no país, os quais receberão vistos de trabalho.
Dilma destinou em janeiro R$ 900 mil para programas de assistência a esses imigrantes na Amazônia. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário