segunda-feira, 23 de julho de 2012

“A regularização dos imigrantes é uma oportunidade real de integração”, diz ministro


“A medida foi apoiada pela maioria dos parlamentares”, ressalta Andrea Riccardi
"[A regularização] é uma oportunidade para os empregadores [de estrangeiros clandestinos] que podem legalizar a situação de seus empregados e é uma oportunidade para os imigrantes, que podem trabalhar na Itália ‘a luz do sol’. Mas é também uma decisão rigorosa contra a exploração dos imigrantes, como a Europa nos pede". O Ministro da Integração, Andrea Riccardi, entrevistado ontem pelo Il Sole 24 Ore, descreve desta forma a regularização de imigrantes ilegais que o governo deve anunciar nos próximos dias.  
Principal defensor desta medida dentro do governo, Riccardi ressaltou que o projeto acolhe  as solicitações  das Comissões da Câmara e do Senado. “Apesar da posição de alguns representantes do PDL, a maioria dos parlamentares apoiou o mecanismo de transição", disse.

Graças a este mecanismo, aponta o ministro, “os empregadores poderão evitar as pesadas sanções já previstas por Bruxelas, e agora adotadas também pela Itália, e entrarem na legalidade, que é uma condição essencial para um processo real e positivo para a integração [dos imigrantes]. Desta forma, poderemos diminuir consideravelmente uma grande quantidade de casos de ilegalidade no nosso território", acrescentou.

"Eu não sou o ministro dos estrangeiros, mas sim da Integração entre italianos e imigrantes”, afirmou Riccardi.
O ministro ressaltou também a existência de determinados requisitos impostos aos empregadores para que possam solicitar a regularização, além da exigência, para os estrangeiros, de que estejam na Itália desde, pelo menos, 31 de dezembro de 2011.
Sobre a possibilidade de uma “sanatoria” indiscriminada, o ministro afirma: "As regras são rígidas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário