terça-feira, 10 de julho de 2012

Com psicólogos e advogados, Casa Brasil ajuda imigrantes em Londres


Mesmo com a crise financeira assolando a Europa nos últimos anos, o número de imigrantes brasileiros em Londres segue crescendo. A cada bairro que você passa na capital londrina é possível ver alguém que fale português e ande com as cores verde e amarela em alguma parte do corpo. Para ajudar esse contingente, Carlos Mellinger, que desde 2006 se dedica a auxiliar brasileiros, abriu a Casa Brasil há três anos.
A associação, que tem a chancela do ministério das Relações Exteriores, visa facilitar a vida de diversos brasileiros que se arriscam "na cara e na coragem" em busca da tão sonhada ajuda financeira para a família ou para ter a própria independência financeira. A instituição possui trabalho com psicólogos, auxilia os imigrantes a arrumar moradia e emprego, além de resolver problemas dos imigrantes ilegais, que estão no país sem visto para permanecer em Londres.
Segundo dados colhidos pelo próprio Mellinger, atualmente a cidade de Londres tem 300 mil habitantes brasileiros, sendo que 55% ainda segue na capital inglesa de forma ilegal. "Nós orientamos as pessoas a vir aqui para tentarmos com nosso advogados, de alguma forma, achar uma brecha para que eles possam se tornar legal e permanecer no país."
Para Mellinger, esse número pode aumentar ainda mais durante os Jogos Olímpicos. "Muitos vão se aproveitar da Olimpíada para chegarem na Inglaterra como turistas e permanecerem. Isso é muito arriscado." Segundo o presidente da associação, o maior número de pessoas que chega ao local permanece em Londres para ajudar a família no Brasil.
"A crise econômica existiu e o que mudou foi que os brasileiros tem que trabalhar um pouco mais do que antes para ganhar o dinheiro que ganhavam. Muitos deles vivem em situações piores do que encontram nas suas casas no Brasil. Mas é para economizar e enviar mais dinheiro para a família". De acordo com Mellinger, as áreas mais procuradas por brasileiros na hora de ir atrás de emprego são os serviços de mão de obra mais pesada, como construção civil, restaurante, limpeza e motoqueiros.
"Mas ainda tendo que trabalhar nessas áreas é muito mais vantajoso morar aqui do que no Brasil. Eu digo sempre que a diarista aqui consegue pagar o aluguel, comer, mandar dinheiro para os familiares no Brasil e ainda guardar um pouco para ela. No Brasil, um salário como esse não existe. Enquanto isso acontecer, os brasileiros vão continuar vindo para cá."
Mellinger falou ainda sobre o uso dos psicólogos que foi fornecido pela Casa Brasil aos seus clientes. Segundo o diretor, a principal queixa é a solidão dos imigrantes em Londres. "Os que costumam vir sozinhos primeiro para depois trazer a família são os que mais sofrem. Outros fatores também são o stress do trabalho e há também quem só procure para desabafar a vida dura que leva aqui."

CELSO PAIVA
MARCELO DO Ó 

Nenhum comentário:

Postar um comentário