quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Bélgica abre guerra contra imigrantes desempregados


A Bélgica já expulsou 1224 imigrantes desempregados desde o início do ano. O governo belga pretende, desta forma, cortar na despesa e conter a crise. Os imigrantes de origem italiana, francesa e romena são os mais visados. Escudando-se numa diretiva europeia de 2004, que prevê que um Estado-Membro possa extinguir os apoios e prestações sociais de um cidadão europeu, caso os mesmos constituam um “encargo excessivo” para o sistema de segurança social do país, a Bélgica tem vindo a expulsar imigrantes de origem italiana, francesa e romena que recebam uma prestação de desemprego há mais de três meses, ou usufruam de algum apoio social, como o rendimento mínimo.
Segundo o governo belga, este procedimento, que já foi adotado pela França há dois anos atrás, para expulsar os ciganos romenos e búlgaros, é considerado pelo governo belga como uma forma perfeitamente aceitável de cortar na despesa e conter a crise.
Os imigrantes oriundos de países da União Europeia são convocados pelos Serviços de Estrangeiros para examinar a sua situação. É-lhes solicitada a sua autorização de residência, que é imediatamente confiscada, e são convidados a sair do país.
A France 24 dá o exemplo de uma mulher francesa de 28 anos, que foi para a Bélgica em 2005 para completar um mestrado em Belas Artes, e que, após se formar, se estabeleceu em território belga. Entre períodos de trabalhos ocasionais usufruiu de prestações e apoios sociais consagrados pelo sistema de segurança social belga, até que recebeu uma carta com a indicação da sua expulsão iminente do território. Na notificação é, inclusive, informada de que pode ser detida pelo tempo necessário à execução da medida.
Para operacionalizar este procedimento, os Centros Públicos de Ação Social estão a fornecer informações ao Departamento de Imigração, o que tem levantado questões éticas no seio da Comissão dos Assuntos Internos do Parlamento belga.

Correio do brasil

3 comentários:

  1. quero denunciar alguem que ta como imigrante ilegal na Belgica

    ResponderExcluir
  2. toma vergonha na cara se nao pode ajudar nao atrapalha.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de fazer uma denúncia de um imigrante ilegal q se encontra na Bélgica, pois estou abrindo um processo contra esta pessoa aqui e p mandar p lá tenho q paga mais de três mil reais com um tradutor do documento, está pessoa abandonou os filhos e deixou passando por dificuldades.

    ResponderExcluir