sábado, 18 de janeiro de 2014

Estrangeiros podem pedir autorização para trabalhar no Brasil

Nesta semana quatro ônibus foram flagrados com cidadãos paraguaios sem autorização para viajar no Brasil. As autoridades desconfiam que os passageiros estrangeiros voltavam para a capital paulista, onde trabalham em situação semelhante à escravidão, ou seja, ganhando muito a baixo de um salário mínimo, com carga horária acima da prevista em lei e vivendo em lugares degradantes.
O primeiro flagrante aconteceu na segunda-feira (13), quando um ônibus foi pego entrando no país pela Ponte da Amizade. Nesta quinta-feira (16), outro ônibus foi parado no posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR 277, em Santa Terezinha de Itaipu e dois outros no posto de Céu Azul. Ao todo 137 paraguaios, entre homens, mulheres e crianças, foram encaminhados na quinta-feira à Polícia Federal na aduana da Ponte da Amizade, onde foram deportados ao Paraguai.
Os estrangeiros podem ter a Carteira de Trabalho no Brasil, tanto na condição de fronteiriço ou acordo pelo Mercosul, que permite trabalhar em todo o território nacional. Para isso, primeiramente o cidadão deve pedir visto de permanência no consulado brasileiro, no país de origem. De acordo com Gilberto Monte Braga, gerente do Ministério do Trabalho e Emprego, os pedidos de trabalho por cidadãos paraguaios aumentaram nos últimos anos em Foz do Iguaçu, principalmente na área da construção civil.
“Existem várias denúncias sobre paraguaias domésticas. Também foram feitas várias ações de conscientização pela nossa gerência, no tocante a trabalhadores paraguaios ilegalmente da construção civil e reciclagem de lixo. Quando é uma questão de regularização é dado um prazo para a empresa se regularizar. Já em caso de trabalho de trabalho degradante é tomado outras medidas”, informou.
O delegado-chefe da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, Ricardo Cubas, informou que a retirada de visto de estudante ou trabalho por estrangeiros, é um processo fácil no Brasil. Segundo explicou o delegado, a pessoa precisa fazer o pedido na embaixada brasileira no país em que estiver apresentando documentos e comprovante que já possui algum empregador interessado no Brasil.

 Radio Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário