segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Hora de mapear os estrangeiros

Há em Goiás uma multidão anônima. São pessoas que deixaram seus países fugindo de condições adversas e aportaram no Estado buscando uma vida melhor. Nenhum órgão sabe ao certo quantos são e onde estão esses imigrantes. São histórias como a do dominicano Rigoberto Francisco ou dos bengalis que haviam se instalados em Pires do Rio. Esse cenário será descortinado na 1ª Conferência Nacional Sobre Migrações e Refúgio (Comigrar), marcada para maio, em São Paulo. A iniciativa, entretanto, levanta questionamentos sobre as contrapartidas para beneficiar os 6 milhões de brasileiros que vivem no exterior, 300 mil deles goianos.
No dia 13 deste mês, Ofélia Ferreira da Silva e Jana Petaccia de Macedo, respectivamente consultora do Ministério da Justiça e coordenadora do Departamento de Estrangeiros da pasta, integrantes do comitê organizador da Comigrar, estiveram em Goiânia para debater o assunto. Para o Ministério das Relações Exteriores, Goiás possui a melhor prática de relações internacionais do País, por isso a importância da representação goiana. Idealizado por Elie Chidiac, titular da Secretaria de Assuntos Internacionais, e hoje parte integrante da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira), o Comitê Executivo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CCETP) tenta mapear a presença de imigrantes em Goiás.
Em condição legal ou não no Brasil, os estrangeiros também terão representação na Comigrar. “Junto com a Procuradoria do Ministério do Trabalho e da Polícia Federal queremos saber onde estão essas pessoas, o que fazem e as condições de trabalho a que estão submetidas. Nosso objetivo é mobilizá-los para que apresentem suas propostas”, explica o coordenador do CCETP, o advogado Valdir Monteiro da Silva.
Titular da Semira, Glaúcia Teodoro dos Reis diz que recebe rotineiramente informações sobre a presença de imigrantes, alguns trabalhando em condições análogas à escravidão.


Malu Longo
Opopular

Nenhum comentário:

Postar um comentário