terça-feira, 20 de agosto de 2013

Cerca de 150 senegaleses pediram refúgio em Caxias do Sul neste ano

O número de imigrantes senegaleses que pedem refúgio em Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, apresenta um crescimento significativo nos últimos três anos, Segundo a Polícia Federal, de três solicitações em 2011, o número pulou para 127 em 2012. Neste ano, já houve cerca de 150 requisições.
Os imigrantes deixam o país africano por diversos motivos, e vivem em condições precárias e situação ilegal no Brasil. Eles enfrentam dificuldades para obterem o refúgio. Devido à alta procura, a PF limitou o atendimento a um africano por dia.
"O refúgio envolve determinados quesitos de caráter político, perseguição política mais sinteticamente, que o governo entende que não é o caso específico dos senegaleses", diz o delegado da PF em Caxias do Sul Noeci da Silva Melo.
Sem terem as situações regularizadas, os senegaleses não podem ser incluídos em programas sociais. Alguns contam com a solidariedade de moradores, como os mais de 25 que vivem no galpão da fábrica da empresária Clébia Trajano.
"Procuramos não deixar faltar nada para eles. Quando acaba o alimento, que eles olham para nós e dizem que não têm o que comer, corremos para o mercado e não deixamos faltar nada", declarou.
A falta de comunicação é o principal obstáculo dos imigrantes, já que o idioma oficial do Senegal é o francês. Com uma facilidade maior em falar português, o metalúrgico senegalês Billy Laraty já é conhecido por ajudar os africanos a se comunicarem na cidade gaúcha. Para isso, concilia o emprego que tem à noite com o auxílio aos companheiros.
"É uma coisa que tenho que fazer, não posso deixar quieto. Se eu parar, mesmo se estiver cansado e quiser dormir, não vai dar certo, porque eles precisam", diz o africano.


G1RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário