terça-feira, 30 de julho de 2013

Núcleo realiza oficina de capacitação sobre tráfico de pessoas

A Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Alagoas (NETP/AL), realizou, na manhã desta segunda-feira (29), em sua sede, um curso de capacitação sobre tráfico de pessoas e suas formas de enfrentamento. A atividade foi destinada ao Centro Especializado de Atendimento a Mulher (Ceam) e o Núcleo de Atendimento à Mulher vítima de Violência Doméstica e Familiar da Defensoria Pública do Estado (Nudem).
A assistente social Thaísa Costa, do NETP/AL, disse que a proposta é promover essas oficinas com a rede de parceiros no intuito de sensibiliza-los com relação à identificação dos crimes. “Esse encontro serviu para falarmos sobre as formas de combater essas ações criminosas, estender o conhecimento sobre o tráfico de pessoas, fomentar essa discussão do que é a política Nacional de enfrentamento, além de divulgar o trabalho que o NETP/AL está realizando’’, explicou.
Segundo ela, o tráfico de pessoas é hoje uma modalidade do crime organizado transnacional que apresenta grande potencial de expansão, e Alagoas é um dos estados com importante incidência dessas práticas. “Visamos contribuir para a identificação desse tipo de crime e fomentar discussões em torno dessa temática”.
Foram vários os temas abordados na oficina. ‘O encontro foi voltado para desmitificar o que é o crime de tráfico de Pessoas. Foi denominado falar do protocolo de Palermo, da Política Nacional de Enfrentamento ao tráfico, formas de identificação do crime, como abordar essa vítima, ou seja, foi voltado para a identificação de quem está sofrendo o crime e conhecer os mecanismos legais que temos para combater esse tipo de crime’’, acrescentou a assistente social. Thaisa Costa.
Nesta terça-feira (30), será realizada a IV Mostra de Cinema Tráfico de Pessoas, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas, às 8h30. Será exibido o documentário alagoano “Tabuleiro de Cana, Xadrez de Cativeiro”, com a participação de Carlos Lima, coordenador da Comissão Pastoral da Terra. O documentário é uma produção da Comissão Pastoral da Terra, de Alagoas, e tem como tema central o trabalho escravo.

Agência Alagoas


Nenhum comentário:

Postar um comentário