quarta-feira, 10 de julho de 2013

Migrações: Responsável do Vaticano diz que visita do Papa a Lampedusa foi exemplo para a Igreja


O presidente do Conselho Pontifício responsável pelo setor das migrações disse que a visita do Papa à ilha italiana de Lampedusa, esta segunda-feira, foi um exemplo para toda a Igreja Católica.
“A nossa solicitude pastoral impele-nos a permanecer ao lado de quem é obrigado a fugir das suas terras, sensíveis e atentos à sua cruel situação”, declarou o cardeal Antonio Maria Vegliò, citado hoje pela Rádio Vaticano.
Segundo este responsável da Santa Sé, a presença de instituições eclesiais em circunstâncias tão difíceis é “um autêntico testemunho de fé”.
“Isto repercute-se em todos nós, sobretudo se deixarmos estes novos pobres e escravos da era moderna entrar na nossa vida”, acrescentou, a respeito dos imigrantes africanos que tentam entrar ilegalmente na Europa.
O cardeal italiano declarou que a visita de Francisco à ilha mediterrânica é “a confirmação do que as Igrejas locais, os Institutos religiosos e os leigos cristãos estão a fazer”.
O presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes deseja que a primeira viagem do Papa fora de Roma seja “um novo apelo para a levar em consideração a mensagem de Jesus sobre o sofrimento no mundo”.
“Uma sociedade civil não pode aceitar que tantas pessoas inocentes vivam e condições desumanas, despojadas de dignidade”, alertou.
Além de abordar as causas que estão na origem dos fluxos migratórios, o membro da Cúria Romana defende a necessidade de “criar situações de segurança, estabilidade e coesão social de integração responsável”.
“Não podemos resolver todos os problemas, mas podemos criar uma nova mentalidade mais favorável e aberta para socorrer estes nossos irmãos, que se encontram em condições precárias, que sofrem pela perseguição ou a miséria”, concluiu o cardeal Vegliò.
O Papa lançou ao mar uma coroa de flores em memória dos que ali perderam a vida e encontrou-se com um grupo de imigrantes que estão nos centros de acolhimento.
Francisco presidiu a uma missa com a participação de cerca de 10 mil pessoas e visitou depois a Paróquia de São Gerlando, antes de deixar Lampedusa.
OC


Nenhum comentário:

Postar um comentário