segunda-feira, 22 de julho de 2013

Austrália lança recompensa contra imigração ilegal

O governo da Austrália anunciou neste domingo que oferece recompensas por informação que leve a desarticular grupos que se dedicam a contrabandear imigrantes ilegais para o país.
"Esta gente trafica com miséria e morte. Temos de fechar esse mercado. É por isso que decidimos oferecer recompensas por suas capturas", disse o ministro do Interior australiano, Jason Clare, segundo a versão do jornal "The Australian".
As autoridades pagarão até 200 mil dólares australianos (o equivalente a R$ 410 mil) por qualquer informação que leve à detenção destes delinquentes.
O anúncio oficial veio dois dias depois de o primeiro-ministro do país, o trabalhista Kevin Rudd, anunciar que, "a partir de agora, qualquer um que buscar asilo e chegar à Austrália por navio não terá oportunidade de ficar em território australiano como refugiado".
Rudd acabou de fazer um acordo com seu colega papuano, Peter O'Neill, para que os imigrantes ilegais interceptados no mar fossem enviados a centros de detenção em Papua Nova Guiné, onde se avaliaria seu pedido de asilo.
Em caso de se aceitar a solicitação de asilo, os novos refugiados serão realocados em território papuano, o resto será repatriado.
O governo da Austrália calcula que cerca de 15.610 pessoas ou 220 navios tentaram entrar de maneira ilegal no país por mar neste ano.
A ilha australiana de Christmas, por sua proximidade à Indonésia, é um dos pontos mais usados por estes grupos de traficantes de imigrantes.

Folha Sâo Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário