quinta-feira, 25 de julho de 2013

México: Tutelar os direitos humanos dos imigrantes

http://pt.radiovaticana.va/global_images/x.gif
 "Tutelar e promover os direitos humanos dos imigrantes, através da assistência e gestão das problemáticas principais", é o objetivo do Programa da Comissão Nacional de Direitos Humanos no México.

A comissão ressalta que passagem de crianças, homens e mulheres imigrantes sem documentos pelo México não deve privá-los de seus direitos humanos sancionados pelas leis nacionais e internacionais.

A Comissão sublinha que é essencial que as autoridades desempenhem a sua função no rigoroso respeito pelo atual quadro normativo a fim de eliminar toda forma de discriminação. Num comunicado, lê-se que na maior parte dos casos, as pessoas que atravessam o país rumo ao norte são expostas a graves perigos consideradas as condições desumanas nos caminhões ou trens de carga, sem água potável ou comida necessária para sobreviverem.

Dentre os outros objetivos, o Programa de Assistência aos Migrantes da Comissão Nacional de Direitos Humanos no México apoia a promoção, difusão e formação através de ligações com várias instituições, organizações e associações de imigrantes ligadas ao fenômeno migratório, publicas ou privadas, nacionais e internacionais.

Este organismo nacional autônomo se aproxima dos imigrantes, periodicamente visitam os lugares onde eles se encontram para oferecê-los assistência médica, alimentar e jurídica.

De janeiro a junho de 2013 foram feitas 791 visitas a esses locais a 23 mil e 325 pessoas, outras 317 em casas ou albergues para imigrantes. Nas praças públicas e nas estações ferroviárias foram atendidas 4.475 pessoas.

Radio Vaticano






Nenhum comentário:

Postar um comentário