segunda-feira, 8 de julho de 2013

Migrações são “prioridade das prioridades” da Igreja

Responsáveis da pastoral das migrações enviam “carta aberta” aos bispos portugueses. O documento pretende ser “uma ajuda aos bispos”, em vista de “opções pastorais”, no sentido de ajudar os que partem e os que ficam.

“Não podemos esquecer os milhões de portugueses que partiram e deixá-los ao abandono”.

O apelo vem dos responsáveis diocesanos do sector da pastoral das migrações numa carta aberta aos bispos portugueses, onde expressam preocupações relativas ao fenómeno migratório.

Para o Frei Sales Dinis, o esquecimento deste sector da sociedade “não é cristão”.

A carta, escrita após um encontro em Vila Real, durante a semana passada, pretende ser “uma ajuda aos bispos”, para que tomem “opções pastorais” que possam ir ao “encontro da realidade migratória”, no sentido de ajudar os que partem e os que ficam. 

O responsável da Obra Católica Portuguesa das Migrações (OCPM), entende que “as migrações, hoje, são uma prioridade das prioridades” e defende que é “obrigação da Igreja responder e estar ao lado das pessoas que estão a passar grandes sofrimentos por esse mundo fora”. 

O Frei Sales Dinis aborda ainda a exploração a nível do trabalho, a nível sexual e o tráfico de pessoas para denunciar a existência de “autênticas máficas organizadas que exploram os emigrantes”. 

A revolta de quem parte e de quem fica 
O êxodo da população portuguesa continua “devido à situação actual do país”, lamenta o responsável da OCPM, referindo que o “mais alarmante de tudo isto” são as pessoas que saem “revoltadas com o país”, e que “não querem voltar”, e a quem a “Igreja tem o dever de acompanhar”. 

O director da Obra Católica Portuguesa das Migrações realça que cabe às paróquias preparar e acompanhar aqueles que decidem emigrar. 
“Antes das pessoas saírem é necessário algum trabalho, algum acompanhamento, para que as pessoas possam sair bem consigo próprias e com a terra que deixam para trás”, defende. 

Outro problema que deriva da emigração, alerta Frei Sales, prende-se com os idosos que ficam sós, devido à saída dos filhos e netos que partem à procura de uma vida melhor. 
“Nos hospitais e nos centros de psiquiatria e acompanhamento psicológico já existem muitos idosos a serem acompanhados e a pedir ajuda, precisamente por causa desta questão dos netos terem emigrado e dos avós terem ficado sozinhos”, refere.
 
As preocupações com quem parte e com quem fica vão chegar aos Bispos portugueses e o tema poderá merecer uma nota pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa. 
“O D. Jorge Ortiga [presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana] sugeriu que começássemos a trabalhar, para que saísse uma nota pastoral da Conferência Episcopal”, avança à Renascença Frei Sales Dinis, adiantando que esse trabalho vai iniciar-se. 

O responsável da Obra Católica Portuguesa das Migrações acredita que este instrumento poderá “ajudar a Igreja portuguesa com vista a uma melhor resposta ao fenómeno das migrações”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário