sexta-feira, 19 de julho de 2013

Centro para os expulsos dos EUA no México

Na pequena cidade mexicana de Nogales, a pouca distância da fronteira com os Estados Unidos, algumas irmãs católicas da Missão da Eucaristia acolhem, no centro chamado “El Comedor”, pessoas expulsas das terras norte-americanas como imigrantes ilegais. O local, financiado pela Companhia de Jesus, oferece apoio espiritual e duas refeições gratuitas ao dia para tantos desesperados.

No ano passado foram repatriados cerca de 50 mil pessoas, das quais grande parte passou por Nogales. Os repatriados encontram descanso e tranquilidade em uma sala de paredes frescas com uma representação moderna da Última Ceia: um Jesus sorridente cercado por migrantes do nosso tempo.
 

Uma das almas do “El Comedor” – que, em espanhol, significa “sala de jantar” – é a irmã Rosalba Ramos. “O meu desejo de trabalhar com os mais necessitados surgiu de modo forte depois de uma belíssima experiência com os indígenas Tarahumara nas montanhas do estado de Chihuahua”, comentou. “Estar ao lado deles me lembra minha infância e do quanto minha família também era pobre”. Hoje o seu trabalho, e das demais irmãs do centro, é um exemplo de um empenho silencioso e determinado em prol dos mais pobres.

Radio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário