segunda-feira, 29 de julho de 2013

Equador lança plano para 'importar' professores estrangeiros

Salário entre US$ 2 mil e US$ 5 mil, mais um adicional de moradia, alimentação no local de trabalho e transporte gratuito. Esses são os benefícios oferecidos pelo governo do Equador para professores do exterior que se interessem em dar aulas na Universidade Nacional de Educação (Unae), instituição estatal que abrirá as portas em janeiro de 2014 em Azogues, na região central do país. 
Segundo o jornal El País, a proposta foi apresentada esta semana em Madri, capital da Espanha, pala subsecretária de Desenvolvimento Educativo do Equador, Miriam Aguirre. Ela assegurou que estão abertas 500 vagas para qualquer professor espanhol que queira dar aulas na universidade estatal. "Só precisam comprovar experiência, que os títulos são reconhecidos e legalizados, e se desejo de ir para o Equador", afirmou.
A possibilidade de contratação de docentes espanhóis é parte de um plano internacional de capacitação e seleção de educadores com doutorado, mestrado ou licenciatura, com experiência na docência. O projeto é desenvolvido em paralelo ao chamado Plano de Retorno Educacional, que busca profissionais equatorianos que haviam emigrado para para dar aulas na educação primária, secundária e universitária.
Desde maio, 772 equatorianos - dos mais de 262 mil que vivem na Espanha, segundo dados de 2011 -  haviam se inscrito no programa. O governo também executa um plano de saúde para garantir médicos, como anestesistas e cirurgiões, e fisioterapeutas. Como não existem tantos especialistas no Equador, o convite também está aberto a estrangeiros, e até maio passado, 63 espanhóis haviam se inscrito.
Aguirre disse que a universidade - que será gratuita - vai começar suas atividades oferecendo três carreiras, focadas na formação de docentes em educação. Serão necessários profissionais das áreas de ciências exatas, como física, química e biologia. A representante do governo também disse que a Espanha é o primeiro País que o Equador convida para participar do programa de educação, devido às afinidades históricas e de idioma, além da constatada "alta formação dos docentes espanhóis". As inscrições começam no dia 1º de agosto, no site do Ministério da Educação equatoriano.


 Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário