sábado, 24 de novembro de 2012

Sebrae auxilia emigrantes que queiram investir no Brasil


O Sebrae em Minas Gerais e o Itamaraty firmam nesta sexta-feira (23) uma parceria de auxílio a brasileiros que vivem no exterior e pretendam abrir e gerir um negócio próprio quando retornarem ao Brasil. Com a atual crise econômica nos Estados Unidos e em países da Europa, a expectativa é de que aproximadamente 500 mil dos cerca de 3 milhões de imigrantes retornem ao país dispostos a tocarem seus próprios empreendimentos.
De acordo com a analista da instituição no estado e responsável pelo Projeto Remessas – voltado exclusivamente para os emigrantes brasileiros –, Alanni Barbosa, é comum o emigrante voltar e, por falta de apoio e planejamento, tornar-se um “reimigrante” – voltando ao exterior depois de perder suas economias em negócios mal feitos no Brasil.
“Os recursos são muito suados. Essas pessoas ficam 10, 15 anos fora do país e quando regressam é preciso que o dinheiro seja bem investido, para que não volte a emigrar”, disse ela. As orientações pertinentes à abertura de um novo negócio já estão disponíveis no site http://www.brasileirosnomundo.itamaraty.gov.br/.
O Projeto Remessas foi iniciado em 2009 e ostenta números expressivos, mesmo antes da recém-constituída parceria com o Itamaraty. Até agosto de 2012, foram contabilizados mais de dois mil eventos (palestras, cursos, treinamentos) para empreendedores que retornaram do exterior, e quase 800 para aqueles que ainda residem noutros países. Além disso, 67 empresas mineiras foram atendidas por consultorias e 42 mil cursos à distância realizados, a maioria para residentes nos EUA.
Alanni Barbosa explicou que a parceria entre a instituição e o órgão do governo federal teve início em 2011, quando o Sebrae participou de uma ação realizada pelo Itamaraty para os mineiros radicados em Boston (EUA). A mobilização conjunta entre as duas instituições foi feita e o link “brasileiros no mundo” lançado. Estuda-se agora a inserção do Sebrae Nacional no seu novo portal oficial, que será direcionado aos brasileiros que retornarem ao nosso país.
O encontro desta sexta-feira, terá como anfitriã a diretora de Operações do Sebrae em Minas Gerais, Elbe Brandão, além da primeira secretária da Divisão das Comunidades Brasileiras no Exterior, diplomata Isabela Medeiros Soares, representantes da Secretaria de Trabalho do estado e da Assessoria de Relações Internacionais do governo mineiro.
 Agencia Sebrae 

Nenhum comentário:

Postar um comentário