sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Migrações ocasionadas pelo clima


Migrações ocasionadas pelo clima não são eventos recentes. Entre 22 mil e 10 mil anos atrás, populações humanas abandonaram Europa Setentrional, Ásia e América do Norte por causa da última Era Glacial. Assim como o aquecimento, há 52 mil anos, provocou a colonização da Europa por migrantes vindos do Oriente Médio.
Mais recentemente, 10 milhões de pessoas migraram dentro da África pelos efeitos da desertificação e da degradação ambiental, e a elevação do nível do mar afeta populações inteiras em ilhas e terras baixas. Mas estes fenômenos migratórios de hoje têm diferenças em relação aqueles do passado: são de curta distância, não-internacionais e cíclicos, sugerem pesquisas recentes.
Novos estudos acrescentaram importantes nuances à compreensão das conexões potenciais entre mudança do clima e migração humana. Estudos anteriores nas duas décadas passadas confiaram em grande parte em dados descritivos e premissas simplistas, e falavam em coisas alarmistas como estimativas de “refugiados do clima” de 150 milhões a 1 bilhão de pessoas. Estes cenários mascaram diversas questões cruciais a serem consideradas na adoção de políticas de resposta adequadas.
Os padrões da mudança climática, por exemplo, raramente se encontram sozinhos como fator que leva à migracão. A falta de chuvas pode interagir com a pobreza persistente e a degradação de terras. Além disso, em muitas regiões a incapacidade das mulheres de limitarem os tamanhos de suas famílias, por falta de políticas públicas, resulta em pressões insustentáveis sobre os recursos locais e naturais.
A migração tem custos sociais e financeiros. As pessoas tendem a se apegar a seus locais, suas culturas e seus modos de vida, e assim é provável que busquem nas migrações um lugar perto de casa e mantenham seus padrões até onde for possível.
As pesquisas sugerem que quando ocorrem movimentos relacionados ao clima, grande parte deles acontece em curta distância e dentro de fronteiras nacionais. E os movimentos tendem a ser cíclicos, e não permanentes.
Estas migrações podem potencialmente ocorrer na África, onde mais de metade dos residentes urbanos se encontra em cidades em zonas áridas vulneráveis à escassez de água e com falta de infraestrutura e recursos necessários para aumentar a resiliência e diminuir a movimentação populacional. No caso dos Estados Unidos, 20 milhões de pessoas, principalmente em áreas costeiras, serão afetadas pela elevação do nível do mar até 2030.
Pesquisas focadas na vulnerabilidade urbana na África, Ásia e América do Sul, diz oWorldwatch Institute, estimam as populações em duas zonas que deverão experimentar impactos sérios da mudança do clima: zonas costeiras baixas, que são vulneráveis a enchentes e doenças associadas (tais como cólarea e diarréia) e áreas secas áridas, onde os residentes urbanos não estão adequadamente servidos por sistemas de distribuição, mesmo com água abundante.


 José Eduardo Mendonça 

Nenhum comentário:

Postar um comentário