quinta-feira, 29 de novembro de 2012

NOVOS MOVIMENTOS MIGRATORIOS NO BRASIL


Nos últimos anos estamos acompanhando grandes movimentos humanos a nível mundial por causa dos movimentos “naturais” causados também pela irresponsabilidade humana e pela violência das guerras motivadas por políticas claras de fortalecimentos do capital e de exclusão das pessoas. Concentração de riqueza e de capital por um lado e exclusão dos humanos por outro, que servem de base para orientar as economias. Esta é a dinâmica muito mais violenta que os fenômenos descontrolados na natureza neste momento histórico em que vivemos  e que se expressam nas políticas dos Estados em crise, nos quais ao invés do fortalecimento de uma economia de investimento se opta uma vez mais por uma economia de especulação, no aumento de impostos e no corte de verbas para serviços sociais. Nossa Presidente foi muito clara e enfatiza em suas declarações internacionais aos Estados desenvolvidos que o caminho o caminho da especulação e da desvalorização cambial está errado e se persistirmos nele todos pagarão o preço. Neste sentido sempre os mais fracos e pobres são os que mais sofrem e pagam a conta. A migração é o sintoma mais evidente desta política econômica tanto dos governos déspotas com o apoio incondicional dos políticos e das elites arrogantes que não conseguem ver além dos próprios interesses e do próprio mundo egoísta em que vivem.

FENOMENOS NOVOS

CIRCULARIDADE REGIONAL

Hoje temos novos movimentos migratórios no Brasil e Região com características de circularidade seguindo os caminhos aonde o capital e a mão de obra se concentra ou oferece alguma vantagem econômica. Estamos vivendo este movimento permanente tanto no campo com a mecanização do plantio, da conservação (transgenia) e da colheita mecanizada e no mundo urbano com as grandes obras e nos nichos do mercado informal e clandestinos de muitos setores: o comércio ambulante, a confecção, construção civil...

RETORNO INTERNACIONAL

Temos um grande número de retornados dos Países do Norte do mundo para os Países de origem devido a crise mundial. Muitos Brasileiros retornaram do Japão, da Europa e dos EUA, assim como nos demais Países da América Latina.

NOVOS FLUXOS MIGRATORIOS NO BRASIL

OS CONTRATADOS DE FORMA LEGAL (Migração livre)

Nos últimos anos estão chegando no Brasil um grande número de profissionais e de imigrantes especialmente de Portugal, china, Correia devido ao decreto lei do Governo Federal que possibilitou a entrada de profissionais com contrato de trabalho. Esta migração podemos defini-la como uma política migratória seletiva, diante da grande demanda de profissionais para a economia do País e as grandes obras para os eventos mundiais (Copas, Cúpulas, Olimpíadas, Encontros Mundiais da Ecologia, Religiosos, Comercio...)



OS MIGRANTES ECONÔMICOS (Causas Econômicas)
Por outro lado diante da imagem positiva do Brasil e de sua situação mais estável diante da crise, muitos outros imigrantes de várias partes do mundo estão procurando o Brasil com o sonho de um futuro de dignidade. Para se ter uma ideia na Missão Paz (Obra dos Missionários Scalabrinianos em são Paulo) estamos acolhendo em torno de sete mil pessoas ano de mais de cinquenta nacionalidades diferentes e dos mais variados credos e tradições Religiosas.

OS HAITIANOS (Causas Naturais)

O fenômeno Haitiano devido a destruição do País em 2010 pelo terremoto é outro grupo de imigrantes novos que estão chegando ao Brasil e que hoje soma aproximadamente uns 10 mil Haitianos dispersos principalmente pelo sul do País RS, SC, PR, SP, MG e Norte AC, MA e RO.

OS REFUGIADOS. (Causas Políticas)

Devido às intermináveis guerras e violências internas que existem hoje especialmente no Oriente Médio, na África e na Colômbia estão chegando no Brasil muitos africanos e colombianos que fogem dos seus Países em busca de segurança.

OS BARRADOS E DEVOLVIDOS

É preocupante o que está acontecendo atualmente no Brasil em relação ao numero de imigrantes barrados e devolvidos aos seus Países de origem. Conforme a reportagem do Jornal “O Estado de São Paulo” do dia 25 de novembro Caderno C3, no ano de 2011 foram barrados nos portos Aeroportos e fronteiras brasileiras e devolvidos aos Países de origem 10.294 pessoas contra  4.742 brasileiros barrados e devolvidos no exterior. Neste ano – 2012 já somam 5.377 imigrantes barrados. Os Portos de Salvador e Rio de Janeiro lideram este fenômeno de impedir a entrada ao País. Os Aeroportos de Guarulhos em SP e o Galeão do RJ lideram e em relação às fronteiras Terrestres Foz do Iguaçu com Ciudad de Leste –Paraguai lidera no ranking.
Estamos vivendo profundas contradições na visão de políticas de migrações e na visão do fenômeno das migrações neste momento da história Brasileira. Ao mesmo tempo em que somos um País construído historicamente por imigrantes e termos uma imagem de ser um Povo acolhedor se sente e se vive uma certa xenofobia e uma rejeição em relação aos que chegam ao nosso País. Ao mesmo tempo em que o Estado assina acordos bilaterais, regionais  (Mercosul) e aprova uma anistia 2009, ao mesmo tempo não aprova novo projeto de lei das migrações com base nos Direito Humanos superando a visão do antigo Estatuto dos Estrangeiros com base na segurança nacional dos governos da Ditadura,  que a muito tempo tramita no congresso e não assina os tratados e Convenções Internacionais que protege. Ao mesmo tempo que o Estado convida os Haitianos para que venham ao Brasil não lhe dá condições e estrutura para sua nova vida no mesmo. Ao mesmo tempo em que afirmamos que somos um povo acolhedor, por outro lado sentimos medo e rejeitamos e excluímos os diferentes que estão chegando em nossa cidade.

DESAFIOS

Vencer e superar a xenofobia com o diálogo, a acolhida e a solidariedade.
Seguir lutando por uma política de migrações e por uma lei de migrações em base aos direitos humanos, superando ao Estatuto do Estrangeiro vigente com bases na doutrina da segurança nacional.
Trabalhar em rede e com parcerias com Instituições, Governos, Organismos, Igrejas...
Devemos superar as contradições do cotidiano com ações propositivas e decisões políticas.
Devemos superar a falsa visão de que o migrante seja um problema. O migrante é uma oportunidade de crescimento e de aprendizagem e uma grande riqueza para todos. Porque ninguém poderá parar quem dignamente e de forma justa procura pão para viver, porque para o migrante a Pátria é a terra que lhe dá o pão, o trabalho e a acolhida.
Devemos criar no interior da própria comunidade a capacidade de diálogo com o diferente e de partilhar modos de pensar, sentir e viver diferentes.
Devemos dizer um basta para a ideologia capitalista toda vez em que quer justificar a crise através do migrante e das vítimas da historia.
Jé é tempo de superar as fronteiras internas e externas que nos dividem e nos afasta do semelhante. Barreiras e fronteiras psicológicas, físicas, sociais, culturais, raciais, econômicas, políticas...

Padre Mario Geremias
Diretor do Centro Pastoral dos Migrantes
Pároco Igreja Pessoal dos Latinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário