quinta-feira, 15 de março de 2012

Síria: ONU aponta para 230 mil refugiados e morte de crianças

Dois organismos das Nações Unidas, em levantamentos separados, descreveram hoje um quadro sombrio da violência após 11 meses de insurreição contra o regime do ditador Bashar al-Assad na Síria, onde, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidos (ACNUR) e o Crescente Vermelho, há 230 mil refugiados.

O Alto Comissariado das Nações Unidos indicou que 30.000 pessoas já fugiram para a Turquia, Líbano e Jordânia, com a migração de centenas diariamente, no meio da onda de violência que já matou mais de 7.500 em cerca de um ano, segundo os grupos de oposição e a própria ONU.

De acordo com o Crescente Vermelho (representação da Cruz Vermelha), outras 200.000 já fizeram migrações internas, fugindo de localidades como Homs, enclave rebelde sob pesado ataque das forças de repressão do regime sírio.

Entretanto, a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) denunciou o assassínio de 47 crianças e mulheres no massacre de domingo em Homs, na região central.

Em comunicado emitido hoje, a UNICEF destacou que, entre os cadáveres encontrados no bairro de Karm el Zaitun (local do massacre) foram encontrados restos mortais de crianças, algumas delas degoladas e com marcas de tortura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário