segunda-feira, 5 de março de 2012

GMB festeja Dia da Mulher com palestras sobre imigração


O Grupo Mulher Brasileira festeja nesta terça-feira, dia 6, o Dia Internacional da Mulher com uma série de palestras informativas sobre imigração, saúde, direitos e benefícios para famílias imigrantes. Regina Betholdo, presidente da Diretoria do GMB explicou que “o evento será de tremendo benefício não somente para a mulher mas para a comunidade em geral porque o programa foi criado baseado nos interesses atuais da comunidade com o propósito de informar e fornecer recursos”.

“Como um grupo voltado à questão da mulher na sociedade americana, este ano vamos comemorar o Dia Internacional da Mulher, trazendo ainda mais informação para a comunidade”, disse Regina, lembrando que “o Dia Internacional da Mulher nos lembra o início da batalha de algumas mulheres na luta pela igualdade salarial e de direitos trabalhistas”.

Nada mais certo. A data é uma homenagem às operárias de uma fábrica em Nova York que em 8 de março de 1857 fizeram greve por melhores condições de trabalho, como redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

O protesto foi reprimido violentamente – a fábrica foi trancada e queimada com a grevistas dentro - resultando na morte de 130 tecelãs. Em 1910, durante conferência na Dinamarca, foi decidido que o Dia Internacional da Mulher seria comemorado em 8 de março em homenagem às operárias, mas a data só foi oficializada em 1975 através de decreto da Organização das Nações Unidas.

Em Boston, o Grupo Mulher promove uma série de acontecimentos que incluiu a projeção semana passada do filme “Histórias Cruzadas” (The Help), sobre a relação patroa-empregada no sul dos Estados Unidos nos anos 60. O programa da terça, dia 6, será falado em português, e vai incluir palestras e debates sobre imigração com a advogada Hannah Krispim; saúde com Alessandra Lopes, de departamento de violência doméstica da MAPS, benfícios com a advogada Naomi Meyers, do do Greater Boston Legal Services (GBLS) e direitos trabalhistas com a organizadora do GMB, Lucimara Rodrigues. A advogada Hannah acha importante explicar o que está acontecendo com a proposta do governo Obama de isentar da obrigação de sair do país por três ou por dez anos, casais em que o marido ou a mulher é cidadão e o outro indocumentado. A proposta ainda está sendo analisada, mas muita gente pensa que é uma espécie de anistia. A advogada Naomi vai falar sobre benefícios para famílias onde um dos membros ou os dois são indocumentados mas os filhos nasceram nos Estados Unidos. Ela acha que por desinformação ou medo muitos que qualificam não requerem benefício.

As palestras, grátis e abertas ao público, serão no VNA - Visiting Nurse Association de Somerville, que fica no número 259 Lowell Steet.

O programa do Grupo Mulher Brasileira prossegue dia 30 de março com um workshop às 10 da manhã, no Grupo, na sde da MAPS-Allston, para provedores de serviços. A apresentação será feita em inglês pela advogada Naomi Meyers . Neste mesmo dia, às 19 horas, será exibido o filme “Uma vida melhor”(A Better Life), cujo ator principal, Damián Bichir, foi indicado para o Oscar de melhor ator. É a história de um imigrante indocumentado lutando para sobreviver e manter o filho na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário