Foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (5) o primeiro Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante
Segundo o Secretário de Justiça e Direitos Humanos do Amazonas, Carlos Lélio Lauria, o objetivo do projeto é orientar a população quanto ao enfrentamento do tráfico de pessoas, prática comum em pontos de entrada e saída do Estado.
“Queremos aqui inibir esse crime tão comum que possui várias vertentes. Ele pode ser praticado com a finalidade de prostituição; trabalho escravo; adoção ilegal, principalmente a adoção internacional, e também transplante ilegal de órgãos. O estado do Amazonas, pela sua dimensão continental, carece de fiscalização nas fronteiras e nos portos”, explicou.
A assistente social Francisca Elizabethe Souza, responsável por coordenar as atividades do projeto no terminal rodoviário, afirma que o atendimento não será restrito apenas aos migrantes. “Pretendemos trabalhar fora de sala, ir para o salão falar com as pessoas sobre os cuidados necessários com as crianças e com eles mesmos na hora da viagem. Caso desembarque uma crianças sozinha, vamos abordá-lo, perguntar com quem veio, como veio, e se houver algo suspeito, tomaremos a medida necessárias. Não temos demanda específica para atendimento, se precisar, vamos procurar saber e orientar”, explicou Francisca.
O terminal da capital amazonense foi escolhido como pioneiro da iniciativa por conectar regiões fronteiriças do país. Para o Secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, a projeto pode ser utilizado como modelo para outros estados do Brasil.
“Esse é o terceiro crime de maior circulação de recursos ilícitos transnacionais do mundo. Estamos falando de tráfico de pessoas, a manifestação da escravidão na modernidade. O país tem cuidado dessa temática, tivemos em vigor o primeiro plano, durante três anos. Já elaboramos o segundo, o qual aponta para uma tensão forte no tráfico interno do Brasil. Com o êxito do posto, vamos replicar esse modelo para o restante do país”.
Os municípios Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Coari, Tefé, Tabatinga e Humaitá também receberão Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante. A unidade de Manacapuru será inaugurada no próximo dia 16 de março, já o mês de abril será a vez de Itacoatiara.
D24
Nenhum comentário:
Postar um comentário