sábado, 1 de outubro de 2011

LAMPEDUSA É FUNDAMENTAL PARA RECEBER IMIGRANTES

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), a Organização Internacional para a Imigração (OIM) e a organização não-governamental Save the Children afirmaram hoje que a decisão das autoridades italianas em declararem Lampedusa como porto não seguro "pode comprometer todo o sistema de socorro dos imigrantes e dos que pedem asilo".

De acordo com as entidades, a medida ainda aumentaria a complexidade e o risco das operações de salvamento.

"Na verdade, não sendo mais possível atracar em Lampedusa, a efetiva capacidade de socorro da Guarda Costeira ficaria comprometida pela distância que seria necessária para chegar a outro ponto, como Porto Empedocle, a 120 milhas náuticas, especialmente nos casos de condições meteorológicas adversas e onde há pessoas que precisam com urgência de atendimento médico, crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade", destacaram as organizações.

A Acnur, a OIM e a Save the Children disseram que " Lampedusa pode, em breve, ser restaurada para estar em condições dignas para voltar a ter sua função de primeiro acolhimento, hospedando os imigrantes pelo tempo estritamente necessário às atividades de assistência e identificação, esperando a rápida transferência a estruturas específicas do país".

Segundo as entidades, "apesar de estamos cientes da particular pressão a que a ilha está submetida nos últimos tempos e da atual capacidade limitada dos seus abrigos", o local continua a ser importante como "porto de chegada".

As organizações ainda expressaram contrariedade em relação ao tratamento recebido pelos imigrantes a bordo dos barcos. Uma prática, que segundo elas, "levanta uma série de dúvidas no mérito das condições de permanência e da sua própria legitimidade na ausência da garantia prevista na legislação vigente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário