quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Economia do Brasil atrai mais estrangeiros e brasileiros que vivem fora



Em seis meses, número de estrangeiros regulares no Brasil aumentou 50%. Boom econômico também atrai imigrantes irregulares e estimula volta para casa de brasileiros que vivem no exterior.

O Brasil voltou a ser um país de imigração. Ao menos é o que indicam os números: a quantidade de estrangeiros que vive em situação regular no país saltou de 961.867 em dezembro de 2010 para 1,47 milhão em junho de 2011 – um aumento de 50% em seis meses.

"O crescimento econômico do Brasil, os investimentos feitos aqui, a visibilidade que estamos ganhando no exterior, assim como a crise nos outros países são, para nós, os motivos que estão trazendo mais estrangeiros para cá", disse à Deutsche Welle Paulo Abrão, secretário nacional de Justiça.

Os primeiros da lista são os portugueses, seguidos pelos bolivianos, chineses e paraguaios. "A maior presença chinesa no Brasil é proporcional ao estreitamento das relações comerciais com aquele país asiático. À medida que os parceiros fecham mais acordos, a indústria da China manda mais representantes e funcionários para atuarem aqui", justifica Abrão.

Onde falta

Esse novo panorama também foi sentido por Leandro Pereira da Silva, da Visto Brasil. Especializada em oferecer assistência jurídica a companhias nacionais e internacionais, a empresa com base em São Paulo vê o boom econômico como impulso. "O aumento de projetos de infraestrutura no Brasil trouxe mais mão de obra estrangeira especializada", avalia.

O advogado diz que a defasagem interna de profissionais em áreas técnicas, de engenharia e de arquitetura faz a indústria nacional recorrer a outros países. "E, claro, a crise na Europa está trazendo profissionais de nível técnico para cá", diz Silva, que tem entre seus parceiros empresas como Votorantim, Hyundai, Camargo Correia e Queiroz Galvão.

A maioria dos portugueses que desembarcaram recentemente atuam em áreas da construção, como engenharia civil. "Muitas imobiliárias portuguesas estão vindo para cá devido a essa movimentação toda no mercado brasileiro. Vemos também técnicos da China que vêm ensinar os brasileiros a operar determinada máquina comprada por uma indústria nacional, por exemplo", relata Silva.

Sobre o ingresso de estrangeiros no mercado de trabalho, Silva afirma que as leis nacionais são como as de todos os outros países: protegem as vagas para os próprios cidadãos. "Essa ideia pré-concebida de que 'no Brasil tudo pode' não funciona nessa área. Para atuar de forma regular no país, são exigidos documentos e uma série de comprovações", acrescenta.

Brasil popular

Segundo o Ministério da Justiça, os pedidos de residência permanente no Brasil, que foram 10.683 em 2008, subiram para 18.058 no ano passado. E as solicitações de naturalização praticamente dobraram no mesmo período, de 1.119 para 2.116.

O bom momento do país também está influenciando a volta de brasileiros para casa. "Em 2005, eram 4 milhões vivendo fora do Brasil. Houve uma queda drástica para 2 milhões no ano passado. São brasileiros que retornam principalmente dos Estados Unidos, do Japão e da Inglaterra", conclui Paulo Abrão

Nadia Pontes


Nenhum comentário:

Postar um comentário