Desde o dia 4 até o dia 7 de outubro, a capital argentina recebe o Congresso dos Missionários Escalabrinianos, evento que está reunindo membros dos vários setores específicos do carisma do Instituto e da animação do Movimento de Leigos.
A reunião é presidida pelo Superior Geral, o brasileiro Padre Sergio O. Geremia, que terá a seu lado um Conselheiro e todos os Provinciais Regionais da Congregação. Estão também participando cerca de trinta delegados pastorais de todo o mundo, que devem avaliar as atividades realizadas nos diversos setores nos últimos dez anos, e propor novos objetivos para o futuro.
O carisma escalabriniano inclui atividades pastorais do Apostolado do Mar, dos Centros de Estudos sobre a Imigração e institutos acadêmicos, serviços realizados em conjunto com organizações eclesiais, nacionais ou diocesanos, pastoral da comunicação, pastoral das fronteiras, Casas dos migrantes, ONGs e outras fundações, assim como o acompanhamento do Movimento dos Leigos Escalabrinianos e voluntários.
A ideia de construir uma sinergia maior entre as diversas atividades pastorais citadas reforça o espírito de comunhão entre os missionários, o intercâmbio de experiências pastorais e promove a unidade das atividades.
A Congregação dos Missionários de São Carlos – Escalabrinianos – é uma comunidade internacional de religiosos que em 30 países dos cinco continentes acompanha os migrantes de várias culturas, crenças e etnias.
Foi fundada em 28 de novembro de 1887 pelo Beato João Batista Scalabrini. A Congregação conta 710 religiosos, dos quais 588 sacerdotes, 11 Irmãos missionários, 104 religiosos estudantes e 7 irmãos bispos (dados de 21.01.2009).
(CM)
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
ESCALABRINIANOS BUSCAM NOVAS SINERGIAS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário