segunda-feira, 10 de outubro de 2011

EUA: IMPORTÂNCIA DA PASTORAL HISPÂNICA


Reforçar as estruturas e as organizações comprometidas na pastoral hispânica nos Estados Unidos, intensificar a sua colaboração e identificar uma nova liderança católica latina. Estes os objetivos de um recente encontro organizado pela Subcomissão para os serviços hispânicos da Conferência Episcopal dos Estados Unidos (USCCB) e que reuniu em San Antonio, no Texas, representantes de 15 organizações em nível nacional e regional.

A imigração latina está mudando significativamente o rosto da sociedade e da Igreja dos Estados Unidos: basta considerar que hoje 35% dos católicos americanos são de origem hispânica, “cifra que atinge 50% se se considera somente a população juvenil”. Nesta mudança da situação demográfica – sublinhou nas suas palavras de introdução o Bispo de Austin e membro da Subcomissão episcopal, Dom Joe S. Vasquez – a comunidade latino-americana deve estar em primeira linha. Isso significa que é necessário individuar novos líderes e propor uma visão à comunidade latina, para que possa desenvolver todas as suas potencialidades”.


Neste sentido é importante reforçar o papel das organizações católicas comprometidas na pastoral hispânica, um setor em contínua expansão, evidenciou o prelado. Do encontro surgiu a necessidade de individuar novas estratégias e sinergias. A esse propósito, os participantes falaram também do papel das universidades e das fundações neste âmbito, da necessidade de estabelecer relações de colaboração com os movimentos eclesiais e também organizações não-católicas.

Satisfação pelo encontro foi expressa pelo Diretor do Escritório dos Bispos para as questões hispânicas: “Esta reunião marca um novo início para a pastoral hispânica nos Estados Unidos” na qual as principais organizações comprometidas neste âmbito terão um papel-chave.

O Presidente da Subcomissão para as questões hispânicas Dom Gerard Barnes, evidenciou, por sua vez, a importância prioritária da pastoral hispânica na nova evangelização. As conclusões do encontro serão apresentadas na próxima reunião da Subcomissão no dia 13 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário