sábado, 18 de dezembro de 2010

DIA INTERNACIONAL DAS MIGRAÇÕES

No dia 18 de dezembro e dia mundial do imigrante , hoje o vasto fenômeno migratório constitui, cada vez mais, um importante componente da interdependencia crescente entre Estados e Nações que concorrem para definir o evento da globalização; esta abriu os mercados mas não as fronteiras, derrubou os limites para a livre circulação da informação e dos capitais , mas não ,na mesma medida ,para a livre circulação das
pessoas .

No entanto as migraçôes atuais constituem o maior movimento de pessoas de todos os tempos,envolvendo mais de duzentos milhões de seres humanos em todo o mundo, como dado ilustrativo hoje tem aproximadamente 4 milhões de brasileiros fora do pais.

Nesta ùltimas decadas,tal fenomeno transformou-se em realidade estrutural da sociedade contemporânea e constitui um problema cada vez mais complexo do ponto de vista social, cultural, politico, religioso, economico .

Quantos migrantes já não sofreram algum tipo de violencia de abandono e de exploraçâo ?E quantos já não sentiram medo, solidâo, insegurança e todo tipo de discriminação,outros sofrem ainda o abuso de autoridades, agentes policiais e profissionais corruptos, que se aproveitam da situação dos migrantes para cobranças ilegais. Quantas crianças sâo vìtimas de discriminaçâo por não terem o acesso a educação e a saude , por serem diferentes o por falarem uma outra lingua .
Essa situação precaria de tantos migrantes, que deveria provocar a solidariedade de todos, causa ao contrario temores e o medo de muitos , que olham os imigrantes como um peso ou como suspeitos e os consideram um perigo e uma ameaça com frequente manifestaçôes de intolerància, de xenofobia e de racismo.

As migrações são, ao mesmo tempo, denuncia das politicas económicas que nâo geram postos de trabalhos se aponta para a necessidade de mudanças profundas não sò nas politicas publicas de cada pais, mas tambem nas relaçôes internacionais e nas politicas que geram dependencia dos paises pobres para com os ricos.

Olhando a humanidade, tanto no seu conjunto, como a partir dos individuos que a compoen , se apresenta o desafio de garantir que todos tenham o direito a vida e a dignidade è portanto, referencia para situar o fato migratorio

Nenhum comentário:

Postar um comentário