terça-feira, 7 de dezembro de 2010

BISPOS LATINO-AMERICANOS E OS DESAFIOS DE HOJE

Após os encontros de Bogotá e Quito, nos últimos 1º e 2 de dezembro, os presidentes dos episcopados da Venezuela, Equador, Colômbia e Peru, se reuniram em Caracas para uma aprofundada troca de opiniões, idéias e experiências: “Os povos das nossas nações formam uma só família de irmãos, caracterizada pela experiência individual de proximidade fraterna e pela solidariedade, no âmbito da tradição cristã”, escreveram os bispos no documento após a conclusão da reunião.

Junto com os povos de outras nações da região, “sentimo-nos chamados a construir uma pátria comum, unida não só pela geografia, pela história e pela língua, mas acima de tudo pela mesma fé em Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo, que nos interpela como seus discípulos e missionários”. Os presidentes das Conferências Episcopais analisaram a evolução da Missão continental, aprofundando, em especial as "orientações pastorais sobre os fiéis”, que por diversas razões, políticas, econômicas e sociais “vivem hoje em condições de refugiados em alguns desses países”.

Lembrando o sentido último, religioso e cultural, das celebrações do Bicentenário da independência, os bispos renovaram seu compromisso em favor de “um desenvolvimento humano integral e genuinamente cristão” e, portanto, pediram a todos que trabalhem para “construir a justiça, a liberdade, fraternidade e a paz”. “Pedimos também aos nossos líderes que continuem avançando no caminho do diálogo e do reforço das relações diplomáticas e de cooperação mútua no âmbito do processo de integração regional para superar pragmatismos ou disputas ideológicas”.

Entre as armadilhas são verdadeiros desafios lançados pela realidade de hoje em que vive a região, os bispos destacam o aumento da violência e o desprezo pela vida humana e a gravidade dos fenômenos como o narcotráfico e a corrupção. Diante disso é urgente reagir todos juntos, povos e governo, e é urgente fazê-lo de forma concertada, porque o mal não tem limites nem fronteiras. Lembrando a proximidade do Natal, os bispos sul-americanos convidam todos a “renovarem a sua fé em Jesus, plenitude da vida, e juntos com Ele, compartilhar o compromisso de fazer de cada comunidade um centro irradiador da vida em Cristo”, o caminho verdadeiro e obrigatório para alcançar “a dignidade da pessoa, a liberdade integral, reconciliação e a inclusão social”. A Igreja - conclui o comunicado -, nunca vai deixar de apoiar todos os esforços favoráveis à construção de uma “ordem social, econômica e política, onde cada um tenha a possibilidade de crescimento pleno e verdadeiro. (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário