quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

EMBAIXADOR MEXICANO DEFENDE DEBATE SOBRE REFORMA MIGRATÓRIA NOS EUA

O embaixador do México em Washington, Arturo Sarukhan, afirmou que é urgente criar nos Estados Unidos um debate "racional e construtivo" sobre a reforma migratória integral para que os imigrantes deixem de ser "bodes expiatórios" de todo o mal que ocorre neste país.

Em sua mensagem de Ano Novo para a comunidade mexicana nos Estados Unidos, o diplomata afirmou que, durante 2010, houve uma deterioração preocupante no debate sobre a questão migratória neste país.

Ele considerou uma "verdade" incontestável que os mexicanos contribuem ativamente com o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde vivem, e disse que a migração é tomada hoje como um pretexto para qualquer discussão interna no território dos EUA.

Sarukhan ainda acusou os norte-americanos de utilizarem os imigrantes, mexicanos ou não, como "bodes expiatórios" para tratar de discussões como a da reforma da saúde até as eleições de novembro de 2010, pois "existe uma deterioração preocupante no debate sobre a imigração", indicou.

Ao longo do ano, "temos levantado a voz em todos os fóruns para deixar claro que todo mexicano que se encontra nos Estados Unidos merece ser tratado com pleno respeito, independentemente se está trabalhando, estudando ou acompanhado de seus familiares", apontou o embaixador.

Ele ainda chamou a atenção de que a falta de documentos migratórios ou do domínio do idioma inglês não justifica "que nossos conterrâneos sejam discriminados, vexados, abusados ou estigmatizados".

O diplomata assegurou que, nos Estados Unidos, alguns indicadores econômicos melhoraram em comparação com 2009, mas que o emprego ainda se mantém em baixa, e que, por isso, a Embaixada mexicana redobrou o trabalho de proteção consular para evitar a discriminação contra imigrantes do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário