segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Ministério do Trabalho vai ajudar os brasileiros que retornam do exterior

Foi oficializado no dia (14), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pelo Instituto de Solidariedade Educacional e Cultural (ISEC) o Núcleo de Apoio a Brasileiros Retornados do Exterior. O órgão vai ajudar os brasileiros que retornam do exterior a ingressar no mercado de trabalho.
Segundo o site administradores.com.br, o núcleo funcionará no bairro da Liberdade, em São Paulo, a partir do início de 2011. Quem voltar para o Brasil será encaminhado pelo núcleo para cursos de qualificação profissional e receberá oportunidades de emprego.
Criado, segundo o MTE, para proteger os trabalhadores, o núcleo nasceu a partir de um relatório do “Grupo de Acompanhamento do Cenário Internacional, os Impactos nos Movimentos Migratório e a Necessidade de novas Políticas Públicas”. Pertencente ao Conselho Nacional de Imigração, o grupo mostrou em um relatório o fluxo de pessoas que voltavam principalmente do Japão e dos Estados Unidos.
Iniciativas similares ao Núcleo de Apoio já aconteceram no Brasil. Medidas que estimulavam a criação de pontos de recepção e apoio para quem retorna do exterior foram aprovadas pelo MTE, em abril do ano passado. Assim como o recém oficializado núcleo, os profissionais brasileiros recebiam encaminhamento e orientação para o mercado de trabalho.
O mesmo tem acontecido para o brasileiro que mora no exterior. No Japão, a Casa do Trabalhador atende a brasileiros que querem informações sobre assuntos previdenciários, regras trabalhistas e financiamentos.
Dados da consultoria Fesa, que tem escritórios em Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), mostram que o interesse em voltar a viver e trabalhar no Brasil pode estar aumentando. Entre 2008 e 2009, a consultoria viu um aumento de 20% na média de currículos recebidos de executivos.
Dos currículos recebidos do ano passado até agora, 50% é de profissionais que vivem nos Estados Unidos, e 10% pertence a brasileiros que estão na América Latina. Os currículos oriundos da Ásia somaram 5%, e os vindos da Europa ficaram em 35%.
A Fesa recebe cerca de 50 currículos ao mês. Entre os principais motivos que levam os brasileiros a querer retornar estão as possibilidades para a carreira e as altas remunerações

Nenhum comentário:

Postar um comentário