terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Brasileiros continuam emigrando para a Suíça

O Brasil é o país de onde vieram mais imigrantes para a Suíça nos últimos 12 meses, conforme dados da Secretaria Federal de Migração.
A Secretaria Federal de Migração (FOM, na sigla em alemão) realizou levantamento no último mês de agosto e as estatísticas mostram que há 17.549 brasileiros legalmente registrados aqui.

Destes, a maioria são mulheres (72,5%) e 27,5% são homens. Entre as crianças até 6 anos, 369 são meninos e 329 meninas, que vieram para a Suíça no último ano. O FOM também mensurou o número de imigrantes por cantões (estados).
O ranking é praticamente proporcional ao número de habitantes de cada região. Zurique, mais populoso cantão suíço, é o que tem mais brasileiros: são 4.077 ao todo (27,7% homens e 72,3% mulheres).

Genebra ficou em segundo lugar, com 2.812 pessoas vindas do Brasil neste ano. O terceiro estado mais populoso, Vaud (oeste) e também ficou na terceira posição da lista do Departamento de Imigração, com 2.597 brasileiros registrados.
O cantão que menos tem brasileiros, Appenzell, na Suíça central, o de menor população, tem apenas seis cidadãos brasileiros legalmente inscritos, um homem e cinco mulheres. Basileia (noroeste) registrou 537 brasileiros.

Um dado interessante é que em todos os cantões, com exceção de Schaffhausen, a maioria dos brasileiros tem uma "Permissão B", autorização que deve ser renovada a cada ano, se a pessoa estiver emprega em um setor onde faltam trabalhadores especializados. Em relação ao estado civil, mais de 10 mil destes 17.549 imigrantes são casados com suíços, o que representa 54,2%). Todos esses números demonstram que a imigração brasileira é bastante recente, porque há poucos brasileiros nascidos na Suíça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário