domingo, 27 de dezembro de 2015

Papa pede generosidade dos governos da América Central com imigrantes cubanos

O papa Francisco pediu neste domingo generosidade com os imigrantes cubanos que procuram chegar às fronteiras dos Estados Unidos através da América Central e do México, no centro de um conflito diplomático.

Após sua tradicional bênção do Angelus na Praça de São Pedro, o papa disse que muitos dos cubanos são vítimas de tráfico de seres humanos e exortou os governos da região a encontrarem uma solução para o "drama humano". "O meu pensamento vai neste momento para os numerosos imigrantes cubanos que se encontram em dificuldade na América Central, muitos dos quais são vítimas do tráfico de seres humanos", disse o papa.

Milhares de cubanos deixaram seu país em direção aos EUA nas últimas semanas por receio de uma eventual revogação do estatuto privilegiado de imigração garantido pelo Congresso norte-americano aos cubanos.

Cerca de 8 mil cubanos estão presos em campos de refugiados na Costa Rica desde meados de novembro, quando a Nicarágua começou a rejeitar os cubanos em seu território. Na semana passada, a Costa Rica parou de emitir vistos aos cubanos. 


Fonte: Associated Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário