quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Frontex aumenta presença em ilhas Gregas para registrar imigrantes

A agencia europeia de Controle de Fronteiras (Frontex) iniciou o desdobramento nas ilhas gregas de cerca de 300 novos funcionários e 15 embarcações adicionais, depois que as autoridades helenas solicitaram mais apoio perante a chegada em massa de deslocados e as dificuldades para registrá-los.

O objetivo desta operação excepcional é cooperar na identificação e tomada de impressões digitais dos imigrantes que chegam às ilhas gregas, em colaboração com agentes locais e tradutores especializados, segundo um comunicado divulgado nesta terça-feira pela "Frontex".
Está previsto o desdobramento de mais de 400 novos guardas fronteiriços, que somados aos navios adicionais, veículos e outras equipes técnicas servirão de apoio às autoridades gregas na gestão de uma pressão migratória sem precedentes.
De acordo com o regulamento da Frontex, a Agência pode realizar um desdobramento temporário excepcional a pedido de um Estado membro que se em frente a uma situação grave de pressão migratória.
Nestes casos, e ao contrário dos supostos frequentes nos quais a colaboração dos países da UE com Frontex é voluntária, os Estados-membros estão obrigados a facilitar à Agência os meios necessários, salvo que também se enfrentem a uma situação excepcional.

EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário