sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Constituído o Comité Local do VII Fórum Social das Migrações


Aconteceu  ontem 10 de dezembro o lançamento do  comitê local do VII Fórum Social das Migrações  em São Paulo o Tema “Migrantes Construindo alternativas frente a De$ordem e a Crise Global do Capital”.  Representadas por Serviço Pastoral do Migrante, Rede Scalabriniana, Grito dos Excluídos , Espaço sem Fronteiras junto a o comitê operacional  do Centro de Direitos Humanos . Durante o encontro foram apresentados os objetivos e princípios do Fórum Social Mundial das Migrações que e um espaço plural e diversificado e aberto para o aprofundamento e reflexões sobre a migração , possibilitando um debate democrático.  


As edições anteriores do Forum  foram  Travessia De$ordem Global,(2005) Porto Alegre, , Cidadania Universal é Direitos Humanos: Outro Mundo é possível , Necessário é Urgente em 2006  Espanha, Nossas Vozes, Nossos direitos, por um Mundo sem Muros (20080 Espanha, Povos em Movimento Pela Cidadania Universal (2010) Ecuador, Mobilidade , Direitos e Modelos Mundiais, Buscando Alternativos 2012 Filipinas  e Migração no Coração da Humanidade , novo Conceito de Mobilidade, Desenvolvimento e Globalização 2014 em Africa do Sul .

Neste evento contou com a presença de varias entidades representativas de migrantes é foram apresentadas  as comissões de Programação, Documentação, Mobilização, Mídia e redes Sociais e cultura e entretenimento como também os 4 eixos transversais 1. A crise sistemática do modelo capitalista e suas consequências para as migrações . 2. Resistências e alternativas desde os sujeitos migrantes. 3. Direitos Humanos, moradia, trabalho decente, participaço política e movimentos sociais. 4.Migraçao, os direitos da mãe natureza, o clima e as  disputas Norte – Sul.

A importância da Reunião e Articulação de entidades neste processo de construção coletiva  e fortalecer  cada vez mais os vínculos entre os movimentos

Miguel Ahumada

Nenhum comentário:

Postar um comentário