quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Dois terços dos imigrantes do mundo são trabalhadores (OIT)

Dois terços dos 232 milhões de imigrantes do mundo são trabalhadores, segundo o primeiro estudo global sobre o tema publicado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O organismo com sede em Genebra contabiliza 150,3 milhões de trabalhadores imigrantes no mundo, dos quais um pouco mais da metade são homens.
A OIT ressalta que a migração econômica é um fenômeno que afeta todas as regiões do mundo, embora os três quartos dos trabalhadores migrantes estejam em países de alta renda.
Por região, "cerca da metade (48,5%) dos trabalhadores migrantes se concentra em duas grandes sub-regiões, América do Norte e o norte, no sul e no oeste da Europa".
Os países árabes se caracterizam por serem os que têm maior proporção de imigrantes entre seus trabalhadores: um de cada três (35,6%).
Na América do Norte, um de cada cinco trabalhadores (20,2%) são imigrantes e na Europa são um de cada seis (16,4%).
Ao contrário, a proporção de imigrantes é inferior a 2% em várias sub-regiões como o norte da África, América Latina e Caribe, o norte da África e o leste e sul da Ásia.
O leste da Ásia, que inclui a China, é a área com a menor proporção de imigrantes entre seus trabalhadores: 0,6%.
O estudo da OIT permite comprovar que os imigrantes se concentram no setor dos serviços, com 106,8 milhões de trabalhadores, seguido da indústria e da agricultura. Entre todos os trabalhadores imigrantes, 7,7% são empregados domésticos, um dos setores mais regulados da economia.

 AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário