sexta-feira, 10 de julho de 2015

Muros não são solução para imigração, diz Angela Merkel


A primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, afirmou nesta quarta-feira em Belgrado que levantar muros não é uma solução para a chegada de refugiados à Europa, e apostou em ajudar, Hungria e Sérvia, alguns dos países pelos quais entram muito imigrantes ilegais, a enfrentarem o problema.
"Na União Europeia (UE) se debate (o problema da imigração). Não deixaremos ninguém sozinho", disse Merkel à imprensa em Belgrado depois de se reunir com o primeiro-ministro sérvio, Aleksandar Vucic.
"Não faz sentido construir muros", ressaltou a chanceler alemã, em referência ao anúncio da Hungria de construção de uma cerca de 175 quilômetros de comprimento e 4 metros de altura na fronteira com a Sérvia para conter a crescente onda migratória.
Merkel lembrou que nos últimos dois meses pessoas vindas da Síria e de outros países que têm como destino algum Estado da UE usam cada vez mais a rota dos Bálcãs ocidentais.
Centenas de pessoas têm chegado diariamente a Sérvia e a Hungria, países de passagem para outros mais ricos, como a Alemanha ou Áustria, em busca de asilo.
Merkel também falou sobre o difícil processo de diálogo entre Sérvia e Kosovo para a normalização das relações e indicou que Belgrado mostrou "uma grande disposição ao compromisso".
"Expressaremos essa disposição à Comissão Europeia e nossa postura será que isso deve ser valorizado", declarou Merkel.
Os avanços no diálogo, apoiado por Bruxelas, são uma importante condição imposta à Sérvia para que a UE abra os primeiros capítulos nas negociações de sua entrada na União Europeia, desejada para este ano.

A Sérvia não reconhece a independência de sua antiga província, Kosovo, povoada majoritariamente por albaneses étnicos, proclamada em 2008.

EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário