sexta-feira, 17 de julho de 2015

Audiência Pública debate vistos para estrangeiros na Câmara dos Deputados

Na tarde de quarta-feira (16/7) a audiência pública para tratar das questões relacionadas ao visto de turismo para estrangeiros no Brasil, na Câmara dos Deputados, atendeu a dois requerimentos. O de número 42/2015, do presidente da Frente do Turismo, deputado Herculano Passos (PSD-SP), debate o fim da exigibilidade do visto de turista. O de número 16/2015, do presidente da Comissão de Turismo, deputado Alex Manente (PPS-SP) é sobre a emissão de visto eletrônico para estrangeiros, em especial para cidadãos norte-americanos, e o estabelecimento de entendimento bilateral Brasil/Estados Unidos e seus aspectos relacionados à segurança pública.
Para o presidente da Frente, Herculano Passos, o tema do visto aos estrangeiros vai ao encontro de uma grande reivindicação do setor de turismo. “Queremos desburocratizar o processo de permissão de entrada de turistas de outros países no Brasil e assim facilitar o acesso, aumentando o número de visitantes estrangeiros, gerando mais emprego, renda e arrecadação para o país”.
Para o Presidente do Fórum Nacional do Turismo e Secretário de Turismo de Brasília, Jaime Recena, está claro que o movimento do visto é uma vontade do Trade Turístico. “Entendemos a importância do tema e precisamos da ajuda do Congresso. Hoje o Itamaraty precisa de nova lei que regulamenta a questão. Por isso essa audiência pública é o lugar ideal para discutirmos isso”. Segundo ele o país recebe muitos turistas dos EUA e Canadá que entram pela Argentina porque é mais fácil. “Precisamos mudar essa realidade. Nós temos muitos atrativos maiores do que vários países do mundo”, conclui. 

O deputado Alex Manente pediu mais uma vez o fim da Lei da Reciprocidade, que exige vistos de entrada de países que exigem vistos para brasileiros. “Para uma economia em desenvolvimento como a nossa, isto é um entrave”, afirmou. Segundo ele, é preciso pensar em políticas de médio e longo prazo que ajudem a incrementar o turismo nacional e acabar com o visto é uma delas. “Em uma conversa com o presidente da Embratur foi mencionado que o Brasil tem potencial para receber 20 milhões de turistas estrangeiros e em 2014 chegamos a pouco mais de 6 milhões. Temos muito a fazer e certamente acabando com os vistos o número de turistas daria um incremento”.

Em relação ao turismo nacional, o presidente da Comissão de Turismo falou em ampliar as políticas de incentivo para as viagens internas em todos os âmbitos, como redução de ICMS da aviação. A não redução, segundo ele, reflete na perda de importantes ligações aéreas regionais. 

Para o Secretario Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Junior Coimbra, a questão do visto é um dos principais temas do turismo do país, principalmente a liberação do visto para americanos. “Defendo a liberação do visto, especialmente para o turista norte americano, porque eles são os que mais gastam no território brasileiro e vêm com disponibilidade para conhecer muitos lugares. Temos que dar prioridade a isso e tenho certeza de que a economia vai alavancar".

Noticias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário