segunda-feira, 6 de julho de 2015

MIGRANTES SÃO PESSOAS REAIS COM UMA DIGNIDADE QUE DEVE SER PROTEGIDA E RESPEITADA


Os bispos e responsáveis nacionais pela Pastoral das Migrações, ao nível das Conferências Episcopais da Europa, defenderam durante um encontro na Lituânia a necessidade de uma “educação para o acolhimento aos migrantes”.

“Se receber bem os migrantes é um imperativo moral para todos os cristãos, o real desafio que a Igreja Católica na Europa precisa de abraçar é o da educação para este acolhimento”, refere a mensagem final da iniciativa, enviada hoje à Agência ECCLESIA.

Entre 30 de junho e 02 de julho, os membros do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), promotor da iniciativa, debruçaram-se sobre a “globalização do fenómeno migratório” e as interpelações que esta conjuntura levanta à Igreja Católica.

A vinda em massa de imigrantes africanos, através do Mediterrâneo em busca de entrada na Europa, em fuga da guerra e da fome, muitas vezes arriscando e perdendo a sua vida nas águas, é uma das faces mais visíveis do problema.

“As tragédias que hoje acompanham aqueles que querem chegar ao nosso continente desafiam a consciência da humanidade”, frisam os bispos, para quem “os migrantes não são um problema a solucionar, um inimigo a combater ou um invasor de quem todos se devem proteger”.

“Os migrantes são primeiro e acima de tudo pessoas reais com uma dignidade que deve ser respeitada e protegida”, apontaram aqueles responsáveis, manifestando ainda a responsabilidade da Igreja em contrariar um “crescente egoísmo social”.

“Se aceites como pessoas, os migrantes resultam em mais-valias para as comunidades locais. O desafio da hospitalidade é, desta forma, não logístico ou intervencionista, mas sim educacional para as comunidades de acolhimento, um convite e uma pedagogia que quer abrir ao diálogo”, pode ler-se.

A reunião em Vilnius, na Lituânia, decorreu à porta fechada, sob a orientação do cardeal croata Josip Bozanic, arcebispo de Zagreb e responsável pela secção das migrações da Comissão CCEE Caritas in Veritate.

No final do evento, os participantes seguiram em peregrinação até à Colina das Cruzes, onde rezaram pelas pessoas que, no mundo inteiro, perderam a sua vida no decurso deste fluxo migratório.


JCP

Nenhum comentário:

Postar um comentário