quarta-feira, 17 de junho de 2015

Rio tem imigrantes estrangeiros com alta qualificação


Dos 76,7 mil estrangeiros que viviam no Estado do Rio de Janeiro, em 2010, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em torno de 70% ou 53,7 mil imigrantes moravam na capital. Desses, 40%, ou cerca de 21,5 mil, tinham alto nível de instrução e cargos bem-remunerados, em níveis de gerência e diretoria. Em contrapartida, 39% não tinham sequer instrução fundamental e 21% declararam ter nível intermediário.

Esse é o perfil dos estrangeiros residentes na capital fluminense, de acordo com pesquisa da Pastoral do Migrante e Rede de Migração Rio, baseada nos três últimos censos decenais. Em 2010, 29,2 mil estrangeiros com mais de dez anos de idade trabalhavam (27% na área de ciências; 20% nos setores de serviços, comércio e mercados; 15% disseram ser gerentes ou diretores de empresas; e os demais exerciam ocupações elementares.

O coordenador da pesquisa, demógrafo Tadeu Oliveira, explicou que, nas três décadas analisadas, foi constatada presença crescente de pessoas vindas dos Estados Unidos e de países europeus, indicando uma imigração qualificada para o estado: “Não se trata mais daquele trabalhador que vinha para a agricultura ou para a indústria. É uma mão-de-obra qualificada que está vindo da Europa. Também vemos um fluxo muito importante da América do Sul, da África e até da China", salientou.

Monitor Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário