segunda-feira, 22 de junho de 2015

Celebração da Semana do Migrante no Brasil


Foi realizada a missa na Catedral da Se de  encerramento da  Semana do Migrante  com o tema Migração e Cidadania  a missa foi Presidida pelo Cardeal de Sào Paulo dom Odilio Scherer na homilia ele comenta  sobre o trabalho com Migrantes a acolhida que da ao inicio a esta caminhada e agradece especialmente a Missão Paz  pelo constante trabalho com o povo migrante os Padres da Missão Paz Antenor DallaVecchia , Alejandro Cifuentes , Luis espinnel e Seminarista Damian Cruz estiveram presentes. 


Dom Odilio ressalta neste dia em que celebramos a vida das pessoas migrantes que buscam realizar seus sonhos , mas que na travessia encontram a violência , que nossa Arquidiocese seja espaço de acolhida e fraternidade para  todos que chegam de outros lugares . Durante a Missa os migrantes entraram com símbolos da caminhada e  pedindo uma politica migratória norteada pelos direitos humanos e  pelos trabalhadores que trabalham na informalidade ,  esta missa foi transmitida pela Radio 9 de Julho.

Guapore – Rio grande do Sul

Não e diferente de muitas cidades gaúchas de receber os migrantes e imigrantes a semana do migrante foi de uma profunda reflexão  com relação a Imigração especialmente vindos da África e Haiti . Em Guaporé encontram uma possibilidade de recomeço , construindo uma vida nova.

Curitiba

A Semana Nacional em Curitiba houve uma extensa programação que incluo com um mutirão de atendimento aos migrantes que chegaram no Paraná, em Curitiba um dos principais fluxos migratórios e de haitianos . Estima-se que cerca de 2,5 mil migrantes do Haiti vivam na capital paranaense e que termino este  domingo com uma confraternização festiva  entre os imigrantes na casa paraguaia de Curitiba.

Balsas -Maranhao

A Semana foi iniciada na comunidade católica do bairro de fatima, para o evento foi convocada uma coletiva de imprensa . Presentes Dom Enemesio Angelo Bispo da Diocese de Balsas  .
A situação da migração hoje e gritante vivemos em uma sociedade globalizada, há muitos muros a serem rompidos para que as pessoas possam circular livremente, a luta e combater a forma de exploração do migrante. A migração não é o problema , o problema é a causa da migração , é esta que precisamos combater, é esta que precisamos encontrar soluções eficientes e eficaz para impedir a migração forçada.


Miguel Ahumada

Nenhum comentário:

Postar um comentário