terça-feira, 2 de junho de 2015

Mesa Redonda discute desafios e busca soluções para refúgio em São Paulo

Mais da metade dos cerca de 16 milhões de refugiados que existem no mundo vivem em centros urbanos, assim como 90% dos 1,2 milhão de solicitantes de refúgio. Nas cidades, eles enfrentam riscos à sua proteção, como ameaças de detenção, retorno forçado aos seus países, exploração e discriminação, além de vulnerabilidades à violência sexual e de gênero, ao HIV e a esquemas de tráfico e contrabando de pessoas. Ao mesmo tempo, encontram soluções que permitem reconstruir suas vidas com dignidade e respeito aos direitos humanos. 
Neste contexto de crescimento do refúgio urbano, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) promove nesta quarta-feira (03/06) a mesa redonda “Diálogo sobre Solidariedade, Convivência e Integração de Refugiados em São Paulo”. O evento acontecerá no Centro Cultural de São Paulo (Espaço Oficinas), a partir das 9h30, e reunirá refugiados, representantes do Poder Público, da sociedade civil e do ACNUR para discutir e propor soluções aos desafios de integração desta população na maior cidade da América Latina. O Centro Cultural está localizado à Rua Vergueiro, 1.000, bairro Paraíso.
Durante as mesas de abertura (das 9h30 às 12hs), serão anunciados dados recentes sobre o perfil do refúgio em São Paulo, no Brasil e no mundo – e também as ações feitas pelo Poder Público no acolhimento e integração destes refugiados. Às 16h40, acontecerá a pré-estreia do vídeo “Refugees in Brazil” (ou “Refugiados no Brasil”), concebido e produzido por refugiados que residem em São Paulo e que também estarão presentes no local.
Entre os palestrantes estão o Representante do ACNUR no Brasil, Andrés Ramirez, o Secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Floriano Pesaro, o Coordenador de Políticas para Migrantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos de São Paulo, Paulo Illes, o Diretor da Caritas Arquidiocesana de São Paulo, Padre Marcelo Monge e o Sheik Mohammed Al Bukai, da ONG OASIS, além de representante do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE). Os debates serão conduzidos pelo jornalista e apresentador Cazé Pecini.
A mesa redonda “Diálogo sobre Solidariedade, Convivência e Integração de Refugiados em São Paulo” é parte de uma iniciativa global do ACNUR, que já realizou eventos semelhantes nas cidades de Bancoc (Tailândia) e Pretória (África do Sul). Em ambos os casos, foram recomendadas soluções para a convivência e integração. 
O evento acontece no momento em que São Paulo se torna a principal porta de entrada para solicitantes de refúgio em toda a América Latina – de acordo com dados que serão divulgados durante o evento – e que o Brasil recebe um número recorde de pessoas em busca de proteção, fugindo de conflitos e perseguições em diferentes partes do mundo.
“Queremos fortalecer a rede de proteção e acolhida aos solicitantes de refúgio e refugiados que vivem em São Paulo, congregando estruturas nacionais, estaduais e municipais, e organizações da sociedade civil que têm atuando neste tema”, afirma o representante do ACNUR no Brasil, Andrés Ramirez. 
Por: ACNUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário