quinta-feira, 25 de junho de 2015

Grã-Bretanha quer reforçar fronteira com França após avanço na imigração

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse nesta quarta-feira que o governo está considerando reforçar a fronteira da Grã-Bretanha com a França em torno do porto de Calais, após o que definiu como cenas inaceitáveis ​​de caos envolvendo imigrantes que tentam entrar no país.
Imagens de televisão na terça-feira mostraram grandes multidões de imigrantes que tentavam embarcar em caminhões na fila, após o tráfego ter sido interrompido no túnel do Canal da Mancha, que liga a Grã-Bretanha e a França, por causa de paralisações no serviço causadas por trabalhadores grevistas das balsas francesas.
"Estamos analisando para ver se podemos colocar mais pessoal e equipes com cães farejadores naquela parte do canal para fazer a diferença", disse Cameron ao Parlamento. "Também há mais trabalho a ser feito em termos de instalação de cercas, não apenas em torno do porto de Calais, mas em torno da entrada do Eurostar e Eurotunnel", disse.
A prefeita de Calais criticou o governo britânico por não fazer o suficiente para financiar a segurança no porto, dizendo que a Grã-Bretanha precisa rever o seu generoso sistema de previdência social e melhorar os controles de identidade, que, segundo ela, funcionam como um ímã para imigrantes ilegais.
Cameron disse que a Grã-Bretanha já havia investido 12 milhões de libras (19 milhões de dólares) no reforço da fronteira e está disposta a fazer mais, se necessário. Não faz sentido que um dos dois países "tente apontar o dedo para o outro", afirmou ele, dizendo ser mais importante manter uma forte parceria.
Reportagem de Kylie MacLella
 Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário