segunda-feira, 8 de junho de 2015

Rádio Migrantes transmite Iº Simpósio Internacional sobre Religião e Migração

Mobilidade humana e identidades religiosas será o tema do Iº Simpósio Internacional sobre Religião e Migração, promovido pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Scalabrini International Migration Institute, Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma e Centro de Estudos Migratórios, da Missão Paz.


A Rádio Migrantes em Português e a Rádio Migrantes em Espanhol transmitem o evento. A abertura será nesta segunda, às 19h, com momento cultural, pelo Grupo de dança Alma Guarani (Paraguai). Às 19h30 ocorrerá a Conferência "As religiões dos imigrantes: um panorama", com Fabio Baggio, da Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma.

Na terça-feira (9) às 09h, o momento cultural será com Celina de Castro (El Salvador). Em seguida a conferência tratará sobre  "Imigração no Brasil: os números e os desafios sociais e éticos", com o padre Paolo Parise, do Centro de Estudos Migratórios, da Missão Paz dos Scalabrinianos.

Às 10:30, grupos de debates com os temas: Os haitianos no Brasil: as tramas da sobrevivência, os sujeitos e os significados; O processo imigratório haitiano no Brasil: panorama numérico, percursos e destinos, com Wellington da Silva de Barros e Welder L. Marchini, da PUC-SP; Relatos de Histórias de vida, com Renan S. Carletti, da PUC-SP; Pentecostalismo haitiano no Brasil, com Edin Abumanssur, da PUC-SP.

Ás 13:45h, haverá o lançamento de livros e às 14h, debates com os temas Religiosidade popular, identidade e migração, com Gioachinno Campese da PUU, de Roma; Religião e identidade do povo armênio em São Paulo, com  Sônia M. de Freitas, do Museu da imigração; Sincretismo e resistências, com  Afonso M. L. Soares, da PUC-SP.

No dia 10,  o momento cultural será com o grupo UPIC do Nordeste do Brasil. A Conferência do dia tratará sobre "Religião e imigração: estado da questão, com Frank Usarski da PUC-SP. Em seguida haverá o relato de experiências pastorais com emigrantes e imigrantes, com os temas: Os emigrantes brasileiros na região da Nova Inglaterra;  Os emigrantes mexicanos em San Diego e Phoenix;  A Igreja católica no Brasil e a problemática da migração, com padre Mário Geremia; do Serviço de Pastoral do Migrante.

Á tarde os temas tratados serão: Os nômades de Deus: diálogos inter-religiosos a partir da sobrevivência Humana; Migração e Religiosidade; Religião e Identidade; Migração e questão Sócio-Política;Migração e Literatura;Migração e Refugiados; Migração e Pastoral; Migração Haitiana.

Roseli Lara/ Rede Scalabriniana



Nenhum comentário:

Postar um comentário