quarta-feira, 10 de junho de 2015

Fluxo de refugiados chegando às ilhas gregas ultrapassa capacidade de ajuda

A agência de refugiados da ONU (ACNUR) registrou um número recorde de chegada de refugiados na ilha grega de Lesbos, localizada perto da costa da Turquia, o que agrava a capacidade de acolhimento e pressiona os já limitados recursos da ilha.

O porta-voz da agência, Adrian Edwards, advertiu, nesta terça-feira (09), que as ilhas gregas no leste do Mar de Egeu têm recebido uma média de 600 pessoas ao dia, sendo que a metade delas desembarcam em Lesbos. Neste ano, o número saltou de 737 em janeiro para 7.200 em maio.  Este intenso aumento no fluxo de migração causou um impacto na recepção e pontos de processamento da ilha, ultrapassando sua capacidade. O ACNUR anunciou que nos próximos dias aumentará a sua equipe tanto em Lesbos como em Quios, Samos, Kos, Rodes, Leros e Evros.

Mais de 90% das pessoas chegando às ilhas gregas são cidadãos que podem ser considerados refugiados, provenientes principalmente da Síria –  60% dos que chegaram esse ano –  Afeganistão, Iraque, Somália e Eritreia.

Até o final de maio, quase 90 mil refugiados e migrantes já tinham cruzado o Mediterrâneo, incluindo 46.500 que desembarcaram na Itália e 42 mil na Grécia, com outros grupos menores chegando à Espanha e Malta. Outros 1.850 refugiados e migrantes morreram ou desapareceram.

Acnur

Nenhum comentário:

Postar um comentário