sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Reunião discute integração na fronteira do Brasil com a Bolívia



Fronteira Brasil e Bolívia. Esse foi o tema da reunião realizada nessa quarta-feira (17.08), no Sindicato Rural de Cáceres (MT). O encontro teve o objetivo de esclarecer dúvidas à população boliviana, que vive em San Matias, na Bolívia (80 quilômetros de Cáceres) sobre a trafegabilidade no território brasileiro, aduana e segurança na fronteira. A reunião contou com a presença dos governos municipal, estadual e federal do Brasil e também do governo boliviano.

O secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda, presente no evento, destacou o trabalho de integração de Mato Grosso com San Matias, na Bolívia. “O encontro foi produtivo em que retomamos o trabalho de integração, amenizando alguns conflitos que estavam existindo entre as autoridades policiais”, comentou o secretário.

Lacerda pontuou ainda que a questão da economia, seguro obrigatório e da circulação dos veículos brasileiros na Bolívia foram alguns dos assuntos discutidos. “Falamos também com a Receita Federal sobre a instalação de um posto fiscal em San Matias”, disse o secretário-chefe da Casa Civil.

O coordenador do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), coronel PM Antônio Mário da Silva Ibanez Filho, enfatizou que é fundamental essa integração do Brasil com a Bolívia. “A partir do momento que o governo boliviano cumprir a legislação brasileira isso irá facilitar o trabalho, fiscalização e a entrada legalizada. Tudo será mais ágil”, observou Ibanez.

O Governo do Estado de Mato Grosso criou recentemente o Comitê Estadual para o Desenvolvimento e Integração das Políticas na Faixa de Fronteira, por meio do decreto n° 478, com a finalidade de estabelecer estratégias para integrar, desenvolver e fortalecer os municípios da Faixa de Fronteira do Estado. “Com a implantação do Comitê de Fronteira que está vinculado à Casa Civil, acredito que haverá mais integração entre os países e mais celeridade nas ações”, declarou Lacerda.

PRESENÇAS

Também participaram da reunião, o prefeito de Cáceres, Túlio Fontes; prefeito de San Matias, Denis Carlos Velarde; procurador-geral da República, Juliano Baggio Gasperin; juiz federal, Geraldo Fidelis; Ten. Cel. da Polícia Boliviana, G. Davila; delegado da Polícia Federal, Jesse James Freire; chefe da 3° Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ney Pedroso Barro; inspetor chefe da PRF, João Batista de Souza; fiscal federal da Receita Federal do Brasil, Rodrigo Kendi; presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Márcio Lacerda; coordenador municipal, Wilfredo Reinaldo Cuellar; representante da imigração, Hiber Roras; demais autoridades do Brasil e da Bolívia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário