segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Reino Unido: expulsarão a estrangeiros por participar em distúrbios



As autoridades britânicas expulsarão os imigrantes que participaram nos recentes distúrbios nesta capital e em outras cidades inglesas, confirmou hoje uma fonte oficial.

Segundo o ministro de Imigração Damian Green, citado pelo diário The Daily News, trata-se de 150 estrangeiros detentos depois das revoltas, cujo ponto inicial teve por palco o bairro multiétnico de Tottenham, depois da morte de um homem de 29 anos, abatido pela polícia.

Cremos firmemente que os estrangeiros que violam a lei devem ser expulsos do Reino Unido à primeira oportunidade, assinalou Grenn.

Também indicou que o Governo tem potestade de cancelar os vistos de imigrantes que sejam declarados culpados de atividades criminosas.

Os incidentes violentos, ocorridos de 6 a 9 de agosto últimos, tiveram por saldo cinco mortos e cerca de três mil detentos dos quais mais de mil já passaram por algum tribunal.

Após os fatos, o premiê britânico, David Cameron, reclamou sentenças severas dos tribunais contra os responsáveis.

Ativistas de direitos humanos criticam a decisão de alguns juízes em tribunais capitalinos contra detentos durante e após os distúrbios, vista por muitos como o resultado da frustração e a falta de assistência aos bairros pobres no Reino Unido.

Para a oposição os fatos foram consequência de males sociais mais profundos, aprofundados pelos recortes à despesa pública em frente à dívida fiscal.

O ex-prefeito de Londres, o trabalhista Ken Livingstone, vinculou o conflito com a situação econômica que atravessa esta nação européia, onde o número de desempregados ascende a dois milhões 494 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário